TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Introdução à Administração e Economia, Ética, Política e Sociedade, Sistemas de Informação e Empreendedorismo

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.495 Palavras (18 Páginas)  •  1.921 Visualizações

Página 1 de 18

1 INTRODUÇÃO

As práticas da administração surgiram há muito tempo atrás, havendo dados destas na construção da Grande Muralha da China e até mesmo os conselhos dados a Moisés por seu sogro Jethro em Êxodo 18:14-27, ou seja, as práticas administrativas sempre existiram, mas somente no século XVIII na Inglaterra, com a Revolução Industrial é que se concretizou de forma mais efetiva e estudada com mais ênfase no mercado.

De acordo com o passar do tempo e com a evolução da tecnologia, este método de administrar se tornou mais complexo, exigindo do profissional de administração métodos de organização e comandos a fim de controlar a evolução do mercado e das empresas.

Para isso foram criados métodos para auxiliarem os profissionais em suas tarefas, sempre buscando aperfeiçoar e melhorar as técnicas de gestão e de produção, para garantir produtos e serviços melhores para os consumidores, tentando atender assim a demanda de globalização do século XXI.

2 DESENVOLVIMENTO

Teorias da Administração

A administração serve para organizar, comandar e melhor estruturar as tarefas realizadas em uma empresa, a fim de fazer uma gestão de pessoas e propor métodos de trabalho que facilite e torne mais prático o trabalho no dia a dia.

As empresas possuem características, métodos e processos próprios, bem como uma liderança diferenciada, isso se deve as diferentes teorias da Administração, nas quais cada uma possuem características distintas, sendo algumas delas:

2.1 TEORIA CLÁSSICA

Surgiu na França em 1916 a Teoria Clássica da Administração, que se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para se tornar eficiente.

Neste mesmo momento nos Estados Unidos, Taylor e outros engenheiros estavam desenvolvendo a Teoria Científica, que fazia relação entre o raciocínio para se alcançar a eficiência desejada. Diferente da Teoria Clássica, que parte da estrutura e da organização em um todo para garantir a eficiência das partes, sejam órgãos ou pessoas.

O fundador da Teoria Clássica foi Henri Fayol que nasceu em 1841, em Constantinopla. Para ele toda empresa apresenta seis funções: técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas. E define o ato de administrar em: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Para Fayol existem 14 Princípios Gerais da Administração, que são: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade e comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais aos gerais, remuneração do pessoal, centralização, cadeia escalar, ordem, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa e espírito de equipe.

Os autores da Teoria Clássica afirmam que o ponto de partida é estudar a Administração de uma forma científica, com métodos e técnicas próprias. Defendem a organização como se fosse uma estrutura tradicional, rígida e hierárquica, com uma linha de autoridade que interliga todas as posições desta cadeia e define quem subordina quem.

A divisão do trabalho era tida como mais eficiente, e esta divisão era feita no nível dos órgãos que eram compostas a organizações, como em departamentos ou seções, e poderia ser de duas formas: Vertical ou Horizontal.

A vertical era de acordo com os níveis de autoridade e responsabilidade com diferentes níveis de autoridade, conforme a autoridade vai aumentando, aumenta também a hierarquia da organização, daí surge a ideia da escala hierárquica da autoridade.

Já a horizontal, é de acordo com os diferentes tipos de atividades da organização, todos devem possuir o mesmo nível hierárquico e cada seção ser responsável por uma atividade própria e específica.

A coordenação segundo Fayol também era um dos elementos da Administração, ele dava preferência para a organização linear, no qual cada pessoa tem apenas um chefe, toda autoridade deve estar concentrada no topo e disposta em uma hierarquia.

Foram criados outros órgãos especializados para a prestação de serviço para os órgãos de linha, chamados os órgãos de staff ou de assessoria. Ele é responsável por fornecer recomendações, assessoria, conselhos e recomendações que os demais órgãos não têm condições de promoverem sozinhos.

Outros autores como Urwick e Gulick também criaram elementos da Administração com correntes próprias, mas que seguem sempre a mesma linha proposta por Fayol para a Teoria da Administração.

A Teoria Clássica é utilizada até hoje, principalmente para os estudantes que estão iniciando sua aprendizagem na área da Administração, pois permite uma visão clara, simples e ordenada deste meio, fazendo o trabalho do Administrador compreensível e útil. Contudo, possui métodos muito conservadores para o período de mudanças e instabilidades pelo qual nos defrontamos nos dias atuais, precisando assim de algumas “reformas” e adaptações para o contexto atual, sendo também indispensável para a compreensão da Administração vigente no cenário atual.

2.2 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Segundo Chiavenato, a Teoria das Relações Humanas possuem suas origens nos seguintes fatos: na necessidade de humanizar e democratizar a Administração, para assim poder libertá-la dos conceitos mecanistas e rígidos que a Teoria Clássica impôs; o desenvolvimento das ciências humanas, para cada vez torná-la mais intelectual e voltada principalmente para a área da psicologia; as ideias da filosofia pragmática de John Dewey, e; as conclusões da experiência de Hawthorne, realizadas em 1927 e 1932.

A experiência de Hawthorne sem dúvida, foi o acontecimento mais marcante e que mais influenciou essa Teoria. Diz respeito a uma experiência realizada pelo Conselho Nacional de Pesquisas na fábrica de Hawthorne da Western Electric Company, situada em Chicago, com a finalidade de avaliar a correlação entre a iluminação e a eficiência dos operários, medida por meio da produção.

Esta experiência teve várias fases, sendo que em cada uma delas era escolhido um grupo diferente de operários, e eram realizados diferentes testes, como trabalhar em ambientes com diferentes iluminações, os efeitos das mudanças das condições de trabalho como intervalo, alimentação, entre outros, realizaram uma pesquisa com os operários para saber de seus sentimentos e atitudes, dentre outros testes.

Como conclusão, foram obtidos os seguintes resultados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com