TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA SOLIDÁRIA: AUTOGESTÃO COOPERATIVA

Dissertações: ECONOMIA SOLIDÁRIA: AUTOGESTÃO COOPERATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  8.624 Palavras (35 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 35

UNIÃO EDUCACIONAL DE BRASÍLIA – UNEB

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – ICSA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Adotou-se o método descritivo-analítico pautado num estudo bibliográfico

ECONOMIA SOLIDÁRIA: AUTOGESTÃO COOPERATIVA

MARIA DE FÁTIMA ROSA

Brasília – DF

2007

MARIA DE FÁTIMA ROSA

ECONOMIA SOLIDÁRIA: AUTOGESTÃO COOPERATIVA

Monografia apresentada ao final do curso, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas, pela União Educacional de Brasília - UNEB.

Orientador: Prof. Esp. José Shirlivaldo Bispo Reis

Brasília – DF

2007

MARIA DE FÁTIMA ROSA

ECONOMIA SOLIDÁRIA: AUTOGESTÃO COOPERATIVA

Monografia aprovada como requisito final para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Econômicas da União Educacional de Brasília – UNEB.

Habilitação: Ciências Econômicas

Data de aprovação

____/____/________

Prof. José Shirlivaldo Bispo Reis

Orientador

Orientador

Prof. Antonio Carlos Guedes

Coordenador do curso de Ciências Econômicas

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos meus filhos, Frederico Rosa Zapelini e Daniel Rosa Zapelini, por serem a razão maior da minha vida. Aos meus pais, Maria do Rosário Rosa e Dorvino José Rosa (in memorian), por que com seus exemplos me ensinaram a lutar pelos meus sonhos. À minha doce irmã espiritual Áurea Maria de Jesus (in memorian), que com carinho, dedicação e simplicidade compartilhou comigo sua vida até o fim.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, pois sem ele nada é possível. A todos os meus amigos e familiares, que com amor e compreensão, acompanharam esta jornada e respeitaram meus momentos de ausência.

Ao professor Paulo Mol, pela habilidade e dedicação ao transferir seus conhecimentos. Enfim, a todos os professores com quem pude compartilhar a realização desta conquista.

EPÍGRAFE

O resultado é que os que se dedicam a ler a história ficam limitados à satisfação de ver desfilar os acontecimentos sob os olhos sem procurar imitá-los, julgando tal imitação mais do que difícil, impossível. Como se o sol, o céu, os homens e os elementos não fossem os mesmos de outrora; como se a sua ordem, seu rumo e seu poder tivessem sido alterados.

Maquiavel (Discursos)

RESUMO

Este trabalho é uma análise do sistema cooperativo de autogestão, dentro do enfoque da Economia Solidária. Este é um sistema alternativo ao modelo capitalista, onde os próprios trabalhadores são ao mesmo tempo patrões e empregados. Buscando autogerir seus processos produtivos, estes trabalhadores encontraram na economia social o refúgio contra a exploração da mais-valia. Os termos autogestão e cooperativismo surgem dando sentido a este modelo econômico. Inicialmente acanhado, o cooperativismo autogestionário, ao longo dos tempos, ganhou força e mostrou sua resistência ao confrontar-se com o modelo econômico capitalista predominante. Para maior compreensão deste processo, esta pesquisa fará referência à evolução histórica do sistema cooperativo, permitindo melhor entendimento de seus fundamentos e princípios, calcados na igualdade e solidariedade. De forma mais ampla o foco da pesquisa, concentra-se na identificação dos conflitos e ambigüidades presentes, sistematicamente, entre os dois modelos econômicos. A ênfase será dada no contexto nacional, onde será mostrada a participação do cooperativismo autogestionário na economia brasileira. De igual forma serão tratados alguns aspectos relacionados às iniciativas públicas no fomento à economia social.

Palavras-chave: cooperativismo – autogestão – Economia Solidária

ABSTRACT

This work is an analysis of the cooperative system of self management, inside the approach of the Solidary Economy. This is an alternative system to the capitalist model, where the workers are at the same time bosses and employs. Searching to self manager its productive processes, these workers had found in the social economy the shelter against the exploration of the more-value. The terms self management and cooperativism appear giving meaning to this economic model. Initially bashful, the self menagement cooperativism, throughout the times, gained force and showed its resistance when confronting itself with the predominant capitalist economic model. For bigger

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com