TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇAO LUDICA

Monografias: EDUCAÇAO LUDICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

ENGATINHAR

Purestock / Thinkstock / Getty

Para o pleno desenvolvimento motor é importante que os bebês sejam estimulados e permaneçam períodos no chão, com possibilidades de explorar o ambiente, com isso desenvolvendo o engatinhar.

O ato de engatinhar ajuda a fortalecer os músculos do bebê para que depois seja capaz de andar, e é o primeiro modo de se locomover por conta própria. O jeito tradicional de engatinhar exige que a criança aprenda a se equilibrar apoiando-se nas mãos e nos joelhos, e perceba que pode balançar para frente e para trás. Em seguida, ela vai descobrir como usar os joelhos para avançar ou dar marcha a ré.

Engatinhando a criança desloca os olhos similarmente ao momento de leitura e escrita. Dessa forma, o bebê é estimulado a construir novas ligações neurológicas envolvidas nessas funções, ajudando mais tarde na escola.

Como podem estimular?

Para estímulo os pais podem deixar os bebês no chão e espalhar seus brinquedos em cima de tapetes ou edredons, fazendo assim com que os bebês tenham interesse em buscá-los longe. Outro bom estímulo também são os tapetes de atividades, que servem para várias fases do desenvolvimento, com estímulos para aqueles bebês que ainda não rolam e para aqueles que já mudam de posição sozinhos.

No chão, a criança aumenta o seu campo de visão e o seu equilíbrio, sendo mais fácil descobrir o mundo. Aprende a ter noção de espaço e distância. É uma ação ativa e não passiva como as crianças que ficam nas cadeirinhas. Além de tudo, ajuda alinhar a coluna, preparando a criança para ficar em pé e andar.

Precisamos saber também que o não engatinhar não é fator determinante para que a criança tenha dificuldades na escola. "Alguns bebês que não engatinharam acabam não tendo problemas, enquanto alguns que engatinharam poderão apresentar dificuldades", afirma os especialista.

BLOCOS DE ENCAIXE

A brincadeira com os blocos de construção e de encaixe é interessante e desafiante principalmente porque:

• os blocos são usados com o mesmo entusiasmo por crianças de idades variadas, tanto pelas pequenas que estão na fase de explorar como eles são, como pelas maiores que constroem com eles torres,estradas para os carros, casas e cidades;

• incentivam as crianças a enfrentar desafios quando tentam colocar os blocos empilhados ou encaixados e a perseverar na atividade para conseguir fazer a construção que pretendem;

• essa brincadeira também dá oportunidade às crianças de trabalharem coletivamente ao fazerem construções juntas;

• permitem às crianças aprender sobre: tamanho, forma, cor, textura, peso; noções de quantidade, número, semelhanças e diferenças; posições e relações que os objetos ocupam no espaço;

• os blocos podem ser usados muitas vezes pela mesma criança pois, a cada vez, ela pode criar brincadeiras e situações diferentes.

Os blocos, quando colocados junto com carros, caminhões, animais, aviões ou bonecos, permitem à criança brincar também de faz-de-conta, satisfazendo sua necessidade de recriar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com