TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO A REVOLUÇÃO NECESSÁRIA

Por:   •  27/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 6

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

LICENCIATURA EM CIÊCIAS BIOLÓGICAS

        

        EDUCAÇÃO

A REVOLUÇÃO NECESSÁRIA

                 Fichamento apresentando no curso de Ciências Biológicas da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Pratica Educativa I no 1° período, sob orientação da Prof. Rosa Maria Soraiva.

                                                           Paripiranga

                                             Outubro de 2014

Referências Bibliográfica

TELES, Maria luiza Silveira. Educação: A Revolução Necessária/ Maria Luiza Silveira Teles, - Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.

Credenciais do Autor

Nasceu em Belo Horizonte (MG) a 4 de maio de 1943. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Norte de Minas. Além de educadora é também jornalista, conferencista. Publicou, entre muitos livros, uma introdução à psicologia da educação, o alfa e o ômega e as sete pontes.

Resumo da Obra

A obra de Maria Luiza Silveira Teles vem abordando uma questão muito preocupante em nossa educação que se encontra em crise. Pelo fato da relação e a metodologia aplicada aos alunos, onde desencadeia uma série de problemas. A autora exemplifica, o porquê isso acontece, os resultados dessa deficiência e carência da educação, ao qual acaba prejudicando o educador e o educando, a intenção da autora é voltar a atenção da sociedade e do governo para que aja mudanças e para que isso aconteça, segundo a mesma, é preciso não só revolucionar a sociedade, mais  antes de mais nada, revolucionar nossas mentes , e isso deve partir de nos mesmos, para que se comece as modificações.

Citações: Capitulo 01

[..] Priorizar o homem significa , em primeiro lugar, priorizar a educação e a saúde, pois somente um indivíduo sadio, de corpo e mente, conscientizado, politizado, criativo e livre, pode realizar uma sociedade eficiente, justa e fraterna[..] (p.9)

Parecer

O homem, no ponto de vista da educação, é considerado como pivô central desta, o que  ajuda a compreender que quando este não tem seu corpo e mente saudável, presuma-se que consequentemente, não oferecerá ao seu redor um ambiente saudável e produtivo.

Citações: Capitulo 02

[...] Mais por outro lado, também não podemos esquecer que a etimologia, o significado próprio da educação é extrair, pôr para fora, fazer crescer, desenvolver, desabrochar [...] (p.15).

Parecer

O educando deve ser visado como uma flor e professor como a água a ser utilizada para irrigação, sendo o professor algo para somar, fazendo com que o aluno desenvolva e flua diante das suas capacidades.

Citações: Capitulo 03

[...] A medida, porém, que a cultura e a sociedade foram se complexificando, aparece a necessidade de se concentrar a educação em órgãos especiais (escolas) [...] (p.21).

Parecer

Devido a cultura ter grande participação fundamental no principio da formação do indivíduo ocorre complicações, fazendo que consequentemente ocorra uma carência de convergir na questão da educação de forma que se volte atenção nos órgãos especiais ou seja nas escolas em si.

Citações: Capitulo 04

[...] As crianças que até o pré-primário, costumam ir muito bem, porque ainda desconhecem esta triste dicotomia, no primeiro ano do primeiro grau começam que perder o gosto pelos estudos...(p.25).

Parecer

O sistema de ensino atual esta dividido, não só na mente do aluno, mais também diante da sociedade como um todo.

Citações: Capitulo 05

[...] ele valoriza o ser humano, acredita na vida e capacidade infinita que o homem tem de aperfeiçoar-se, de desenvolver suas potencialidades e de ser feliz [...] (p.31).
Parecer

A teoria de Rogers acreditava sobre tudo no ser humano, na capacidade que cada homem traz, apesar da sua bagagem cultural que implica na formação e desenvolvimento, tanto no educando quanto no educador, o homem tem toda a importância, tem grandes capacidades basta saber desperta-los e fluir suas criatividades.

Citações: Capitulo 06

O jovem professor de Welton é a verdadeira encarnação autentico educador, mais preocupado com o ser humano do que com estruturas rígidas e, muitas vezes, obsoletas e sem sentido  (p.37)

Parecer

O intuito de Peter Weir em relação ao filme é mostrar o método que os professores deveriam ter com espelho e estimulo ao mesmo tempo, na hora de ensinar.

Citações: Capitulo 07

“ Ensinar implica humildade. Nenhum de nos é uma enciclopédia e detém todo o saber. Mesmo em nossa área, nosso conhecimento, por mais estudiosos que sejamos nunca pode ser completo(p.40).

Parecer

Pelo fato da sociedade se submeter a essa forma de pensar que o homem é um ser vazio e ignorante em relação a seus sentimentos. Dessa forma acaba ocasionando um processo de sentimentos negativos no qual se encontra o medo e a culpa, fazendo com que se desencadeie uma serie de complicações que levam ao um sentido regressivo do ser.

Citações: Capitulo 08

[...] Recuperar o papel da escola não deve significar, entretanto, uma ruptura completa com o passado, pois nada se constrói em cima do nada [...] (p. 55).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com