TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO COMPARATIVA

Projeto de pesquisa: EDUCAÇÃO COMPARATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

EDUCAÇÃO COMPARADA – 50h

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO COMPARADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Com base em suas leituras e no texto da autora Martha Marcondes (2005), “Educação Comparada: perspectivas teóricas e investigações”, disponível em http://www.redalyc.org/pdf/715/71570107.pdf (Anexo 01), responda as questões 1 a 3:

1. Conceitue educação comparada e explique sua importância para o sistema educacional.

2. Faça uma síntese da origem dos estudos da educação comparada a partir da obra de Marc-Antoine Julien.

3. Que cuidados devem ser tomados quando se faz uma comparação entre um sistema educativo e outro.

Respeitar as condições socioculturais das sociedades em que esta inserida. Porque nesta busca, o importante não é formar uma linha só de pensamento. Mas sim, procurar compreender seus associados, em relação aos fatores políticos, religiosos e outras coisas mais. Pois como vivemos num mundo parcialmente democrático, devemos antes de tudo respeitar os costumes e as maneiras diferenciadas de pensamentos de outras culturas.

4. Qual é o papel da educação comparada nesta era de globalização, em referência aos aspectos econômicos, sociais e culturais?

A respeito à globalização, esta se tem dado com uma rapidez. Portanto há a necessidade dos países falarem pelo menos na mesma linguagem em alguma coisa. Por isso, a educação vem para melhorar essas dificuldades. E isso só será possível, se todos falarem da mesma maneira. Porque esta dividida neste processo produtivo vem a aumentar as dificuldades para solucionar os problemas nestes processos, que se referem aos aspectos econômicos e sociais. Pois, os países desenvolvidos têm provocado o deslocamento, dentro deste. E assim, os que estão em desenvolvimento ou são subdesenvolvidos, não conseguem ficar em pé de igualdade com eles e isto, acarreta problemas para se sustentarem. Por isso é que a educação entra em ação, para tentar minimizar os mesmos. Tendo por base a educação comparada, que dará suporte, para que se ocorra essa nova estruturação do mundo. Porque é na busca de compreensão do outro, que chegamos a uma fonte de conhecimento e de entendimento.

5. Liste as principais ideias do texto de Somers e Jones (2009) intitulado “Ações afirmativas na Educação Superior: o que acadêmicos brasileiros podem aprender da experiência americana”. Link para acesso (Anexo 02):

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/5770/4207

Proibir e trabalhar o conceito de discriminação, na educação, nas acomodações e nos empregos.

A transição é difícil, porém as universidades devem estar preparadas para esse desafio e não esmorecer a cada percalço, pelo qual passam.

Abrir acesso para o curso superior é um processo lento, porém todos os estudantes devem estar preparados de forma igualitária.

O importante é continuar a luta na busca pela equidade na educação, procurando estratégias que levem a uma mudança, mesmo que essa possa ser lenta e leve um longo tempo para o processo acontecer..

UNIDADE 2

A EDUCAÇÃO NO BRASIL

 Questões obrigatórias para o dossiê

Pesquise sobre a educação no Brasil. Além dos sites indicados, você deverá consultar outros sites para o complemento de sua pesquisa, e, após a realização de suas leituras, responda as questões a seguir:

1. Como está dividido, em níveis e modalidades de ensino, o sistema de ensino brasileiro?

O sistema de ensino no Brasil está dividido em educação básica e educação superior. A educação básica abrange: a educação infantil (creche de 0 a 3 anos e pré-escola dos 4 a 5 anos); ensino fundamental, que se divide em duas etapas (anos iniciais dos 6 a 10 anos nos anos finais, de 11 a 14 anos), ficando estabelecido que o ensino fundamental seja de nove anos; o ensino médio e cursos profissionalizante, educação de jovens e adultos e o educação a distancia.

2. Qual a lei que aponta a necessidade e obrigatoriedade de formação em nível superior dos professores da educação infantil e ensino fundamental - anos iniciais? Cite e comente o artigo.

A Lei n. 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, apesar de avanços, também não resolveu o assunto de modo satisfatório. A LDB deu a dignidade de um Título para os Profissionais da Educação. Trata-se do Título VI da Lei. Ela, consequente com a Constituição Federal, elenca dispositivos programáticos para a valorização destes profissionais. E reserva alguns parágrafos para a formação dos mesmos. O art. 62 se refere à formação de docentes seja em universidades, seja em institutos superiores de educação, admitida a possibilidade do curso normal médio para o exercício docente nos anos iniciais da escolarização. Já o art. 63 se refere à formação de profissionais para a educação básica, dentro do 1 6 Institutos Superiores de Educação, dos quais fará parte o curso normal superior 11, destinado aos docentes da educação infantil e dos anos iniciais da escolarização. Refere-se, pois, à formação de profissionais de educação dos quais certamente os docentes fazem parte, enquanto que o art. 62 fala em formação de docentes.

Já o art. 64 fala também dos profissionais de educação, mas, neste caso, refere-se aos então chamados especialistas. Sua formação far-se-á em cursos de pedagogia podendo ser realizados no nível de graduação ou de pós - graduação. Mas eles deverão se formar tendo uma base comum nacional.

3. Os dados revelam que ainda há no país 1,5 milhão de analfabetos jovens (entre 15 a 29 anos), dos quais 44,8% frequentaram a escola. Ou seja, emerge aqui o problema da baixa qualidade do ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com