TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ECOLÓGICA

Tese: EDUCAÇÃO ECOLÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Tese  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O termo “Educação Ambiental” data de 1948, num encontro da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) em Paris.Os rumos da Educação Ambiental começam a ser realmente definidos a partir da Conferência de Estocolmo, em 1972.

A primeira reunião convocada pela ONU foi a “Conferência as Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano”, realizada em Estocolmo, na Suécia, em junho de 1972. Como consequência foi criada o “Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente”.

Em 1975, lança-se Programa Internacional de Educação Ambiental, a Carta de Belgrado que fala sobre a satisfação das necessidades e desejos de todos os cidadãos da Terra e propõe temas básicos sobre a pobreza, a fome, o analfabetismo, a poluição, a exploração e dominação, devam ser tratados em conjunto.

Esse documento estabelece princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis, uma relação entre as políticas públicas de EA e a sustentabilidade, apontando princípios e um plano de ação para educadores ambientais.

O Tratado tem bastante relevância por ter sido elaborado no âmbito da sociedade civil e orientado por valores baseados na transformação social.

A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável potencializa as políticas, os programas e as ações educacionais já existentes, além de multiplicar as oportunidades inovadoras, a necessidade de inclusão da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, incluindo a educação da comunidade.

Na década de 80, a Conferência de Nairóbi – a Nairóbi 1982 –, convocada para uma avaliação da situação e dos resultados da aplicação dos princípios da anterior, concluiu que era necessário avançar no processo. Foram selecionadas duas prioridades: a criação de unidades de conservação e a recuperação de áreas degradadas. Foram selecionadas duas prioridades: a criação de unidades de conservação e a recuperação de áreas degradadas.

Novas questões surgem. São os Problemas Ambientais Globais: Mudanças Climáticas - Efeito Estufa; Depleção da Camada de Ozônio; Nosso futuro comum.

Também em 1987 a comissão Brundtland publicou o relatório Nosso Futuro Comum o documento descreve o estado do planeta e expõe a relação essencial entre o futuro das comunidades humanas e o das comunidades ecológicas

A Constituição Federal, em 1988, estabeleceu, no inciso VI do artigo 225, a necessidade de “promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”.

Durante o Rio 92, entre outras coisas, reconheceu ser a Educação Ambiental um dos instrumentos mais importantes para viabilizar a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida humana e a Agenda 21, documento concebido e aprovado neste Evento é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente.

Em dezembro de 1994, foi criado o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA) que previu três componentes, capacitação de gestores e educadores, desenvolvimento de ações educativas, e desenvolvimento de instrumentos e metodologias, contemplando sete linhas de ação: Educação ambiental por meio do ensino formal, Educação no processo de gestão ambiental, Campanhas de educação ambiental para usuários de recursos naturais, Cooperação com meios de comunicação e comunicadores sociais, Articulação e integração comunitária, Articulação intra e interinstitucional, Rede de centros especializados em educação ambiental em todos os estados.

Em 2002, a Lei n° 9.795/99 Art. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade foi regulamentada pelo Decreto n° 4.281, que define, entre outras coisas, a composição e as competências do Órgão Gestor da PNEA lançando, assim, as bases para a sua execução.

Tem como princípios: Concepção de ambiente em sua totalidade, Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com