TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESPECIAL E DIVERSIDADE

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

JEANNE GAETE

PROJETO DE ARTIGO CIENTÍFICO

(EDUCAÇÃO ESPECIAL E DIVERSIDADE)

PARTE I: PESQUISA

 1. Introdução

Este projeto refere-se ao artigo científico de conclusão do curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Diversidade

O tema escolhido para o artigo é: inclusão de alunos  com deficiência intelectual  nas series iniciais do ensino fundamental.

Trata-se de um tema muito discutido na atualidade desafio para professor atender essa novsa clientela.

Durante muito tempo os portadores de necessidades especiais estiveram excluidos da sociedade ignorados ou até mesmo assassinado por serem considerados incapazes.Somente a partir dos meados do anos de 1950 surgiram politicas educacionais voltada para estes aluno.

        2 OBJETIVOS                    

Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as práticas de professores que atuam com crianças com deficiência intelectual, nas séries iniciais do ensino fundamental, inseridas no contexto alfabetizador da escola. podendo colaborar com a formação continuada de professores, de forma a melhorar a qualidade da educação.

Como objetivos específicos podemos citar:

- entender a importância e os desafios de se trabalhar alfabetização de alunos com deficiência intelectual.

-analisar a interaçao social dos alunos com deficiencia intelectual.

- conhecer as metodologias usadas, em prática;

- Recursos didáticos.

3- Justificativa                                                                                                                                                                                                                          

 

  O tema atualmente vem sendo muito discutido tanto nas ambitos das politicas publicas como nas organizaçoes gerais da sociedade.

Estar junto é se aglomerar como pessoas que não conhecemos.

Inclusão é estarcom,interagir com o outro.                                        

(Mantoan,2005,p. 26)

   A inclusão deve ir além do número de aluno matriculado deve haver articulaçoes de todos os setores da escola para que esse aluno se sinta acolhido na instituição de ensino.e que a aprendizagem ocorra de fato.

  Sendo assim este projeto  visa verificar a insersão destas crianças com deficiencia intelectual no ensino regular quais a prnicipais difuculdades dessas crianças e como o professores se comportam diante desta nova clientela.

4- Revisão Teórica

     A Constitição Federal  determina que deve ser garantido a todos os educandos o direito de acesso e permanencia aos niveis mas elevados de ensino,da pesquisa e da criação artistica de cada um (art208,V),e que o Ensino Fundamental completo é obrigatório.

Embora todos esses diretos garantidos pela Lei, sabemos que de fato muitas vezes não ocorre vivemos em uma sociedade onde o homogeniedade ainda prevalece  padronizamos nossos alunos   aquele que não corresponde a expectativas fica isolado segregado.

Já não se pode,justificadamente,delegar á dividade o cuidado de suas criaturas deficitárias, nem se pode,em nome da fé e da moral, levá-las á fogueira ou ás gales.Não há mais lugar para a irresponsabilidade social e politíca,diante da deficiencia mental, mas ao mesmo tempo,não há vantagens para o poder público,para o comodismoda família,em assumir a tarefa ingrata e dispendisiosa em educa-lo. A opção intermediária é a segregação;não se pune, nem se abandona,mas também não se sobrecarrega o governo e a família com a sua incomoda presença.(PESSOTTI,1984,p.24)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com