TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho Escolar: EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

Marcilene Ferreira Lage Mutz

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Cacoal

2014

Marcilene Ferreira Lage Mutz

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais E. F.Reflexão e Pesquisa; Ensino da Língua Portuguesa; Ensino de Educação Física Escolar; Seminário VI; Estágio Curricular.

Obrigatório II – Educação Infantil. 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Madalena Vieira

Tutor de sala: Regina célia Ramos de Souza.

Cacoal

2014

Qual a diferença entre planejamento e plano de aula?

Planejamento de aula. É mais completo, por exemplo: Você pode planejar e semestre inteiro.

Plano de aula :Refere-se a um dia, uma semana ou um mês.

PLANEJAMENTO em pedagogia é feito a longo prazo contendo os temas ou eixos temáticos que serão trabalhados com os desdobramentos desses,as metodologias ou procedimentos ,os objetivos , os recursos que serão disponibilizados, a avaliação em llinhas gerais. Já o plano de aula envolverá o tema ( vem da subdivisão do eixo temático) o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos para aquela aula,procedimentos, os recursos,as atividades e a avaliaçãoo planejamento consiste no processo de organização de determinada ação, o que implica um conjunto de encaminhamentos, princípios e pressupostos.

A definição do caminho a ser percorrido para se alcançar o objetivo almejado envolve um conjunto de iniciativas e ações, entre as quais as elaborações de plano.Mas, além da compreensão sobre as relações de aproximação entre planejamento, e plano é importante ressaltar que todo esse processo de organização da ação, expresso em plano ou planejamento, pode-se desenvolver sob diferentes caminhos, a partir de diferentes olhares. Esses diferentes caminhos e olhares, ao mesmo tempo em que refletem diferentes maneiras de se compreender o processo de organização do trabalho educativo, diferentes concepções, traduzem projetos políticos distintos quanto ao lugar e ao papel da educação e da gestão escolar.

O plano consiste na sistematização do processo de organização da ação. No plano devem estar sistematizadas as ações que se pretende desenvolver, informações e princípios que balizam e sustentam essas ações. Ele se constitui num guia para a ação. Se o planejamento consiste no processo de tomada de decisões, o plano é a formalização dos diferentes momentos desse processo.

O plano se configura, portanto, num registro escrito, apresentado sob a forma de um documento. Por exemplo, o processo de planejamento que organiza as ações e as diretrizes dos sistemas e das redes de ensino é sistematizado em documentos que têm como característica expressar as propostas, as metas, as estratégias e as políticas a serem implementadas em determinada realidade. É o caso dos planos estaduais e municipais de educação. Por sua vez, quando o processo de planejamento se desenvolve no âmbito da organização de um curso ou de uma aula, dele decorre a sistematização de um plano de curso ou de um plano de aula, respectivamente.

Enfim, o que indicamos é que diferentes níveis do processo de planejamento implicam distintos níveis de sistematização formal desse processo, em diferentes espaços, como os sistemas de ensino, as unidades escolares, a sala de aula, entre outros.

PLANO DE AULA

Ano/serie: Educação infantil

Sexo: masculino e feminino

Local: quadra

Duração: 50 minutos

Material: Coletes, quadra, bola.

Objetivo:

- adquirir maior controle do próprio corpo;

- adquirir maior controle da espacialidade;

- perceber a necessidade de utilizar a fala com clareza;

- perceber a necessidade de uma boa comunicação;

- adquirir a capacidade de reação rápida a estímulos.

Conteúdos: movimento do corpo; equilíbrio; manipulação e locomoção.

Condução da aula

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com