TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Casos: EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

A inclusão cresce a cada ano e, com ela, o desafio de garantir uma educação de qualidade para todos. Na escola inclusiva, os alunos aprendem a conviver com a diferença e se tornam cidadãos solidários. Para que isso se torne realidade em cada sala de aula, sua participação, professor, é essencial.

A escola refere-se ao espaço responsável pela educação formal, onde ocorrem várias trocas entre os alunos, entre estes e os professores, entre a família e a comunidade escolar e entre as famílias entre si. Assim, essa instituição necessita focar a educação para a diversidade, para a formação de um ser humano multicultural, capaz de ouvir, analisar, de prestar atenção ao diferente e respeitá-lo.

As práticas pedagógicas para uma educação inclusiva, no que tange aos profissionais que lidam com a educação especial, verifica-se que estes enfrentam muitas dificuldades advindas das limitações de recursos bem como adaptações nas escolas, ausência de materiais e recursos didáticos que viabilizam e facilitam os processos de ensino e de aprendizagem, entre outros, e se deparam com o desafio de enfrentar as pressões marcadas pelo fato de estarem lidando com o estudante "especial".

Cada aluno possui necessidades específicas e que os docentes têm que estar pedagogicamente preparados para lidar, cumprindo com o seu papel de garantir acesso a todos de igual maneira. Assim, é imprescindível que um novo olhar paire sobre esses alunos e sobre as suas necessidades, bem como deve surgir também um novo olhar sobre o papel da escola. A situação atual em que se encontram os sistemas educacionais demonstra que, para atender às necessidades dos alunos especiais, necessita-se ter apoio de vários setores, a fim de que se superem restrições, preconceitos e que se trabalhe no sentido de compensar todas as ações desse alunado.

No contexto da educação especial é preciso dispor de estratégias auxiliares aos serviços educacionais que devem ser planejadas e operacionalizadas para assegurar respostas competentes e compatíveis por parte do sistema e da unidade escolar, que tem o compromisso social da inclusão e o dever de garantir uma educação efetiva para todos.

Os docentes, no contexto de sala de aula, precisam conhecer os seus alunos, identificando as possíveis anormalidades emergentes nos mesmos. Eles devem saber identificar os alunos especiais, quais os seus problemas, porque nem sempre esses problemas vêm logo expressos no estereótipo do aluno, a fim de que possam ser tomadas as ações necessárias para cada caso que emergir. Ao docente cabe identificar as dificuldades existentes de cada aluno de forma particular, visando pesquisar e discutir de forma participativa, com todos os integrantes da escola, estratégias eficazes que possam amenizar as dificuldades apresentadas objetivando desenvolver a potencialidade de seus discentes. Somente após essa análise é que vão ser tomadas as decisões necessárias para a melhor interação com esse aluno.

Os conteúdos a serem abordados no currículo deverão ser os mesmos para os alunos portadores de necessidades especiais, o que deve ser alterados são os recursos didáticos e a metodologia que deverá ser empregada de acordo com as potencialidades apresentadas pelos alunos especiais, juntamente com a elaboração e analise das avaliações aplicadas a estes alunos.

Uma experiência bem-sucedida na rede pública de ensino deu a Florianópolis o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com