TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Artigos Científicos: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  8.979 Palavras (36 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 36

ENSINO NACIONAL

ENSINONACIONAL.COM.BR

CURSO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

ROBERTO PAULO SOARES DA COSTA FILHO

Trabalho de Conclusão apresentado ao Instituto Nacional como parte dos requisitos para obtenção da Certificação ao Curso: Educação para o Trânsito

Sumaré, 26 de maio, 2012

INTRODUÇÃO

A Educação no trânsito é um dos maiores desafios que está sendo enfrentado pelos governos nacional, estadual e municipal, que trabalham para garantir as mínimas condições aos usuários das vias. Aqui, no município de Estância Velha, desenvolvemos um trabalho juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura com alunos das escolas municipal.

Trabalho este que tem a participação direta do agente de trânsito na sala de aula, levando os ensinamentos e as experiências vividos no dia-a-dia e, com isto, fazer com que estes alunos compreendam que a prioridade da sociedade, em qualquer circunstância, é sempre proteger a vida para viver com qualidade.

Este problema está sendo comum tanto nos países ricos como nos pobres, não há exceção, e está pondo em alerta todas as autoridades públicas responsáveis pela educação do trânsito e também os da saúde, local onde acabam chegando os cidadãos quando lesionados em acidente de trânsito.

O objetivo do projeto de Educação no Trânsito é tocar no sentimento dos alunos e, através destas crianças, chegar aos pais, ou seja, que com estas informações os alunos possam passar a seus pais a importância de ter conscientização maior a respeito da educação no trânsito ao acender uma luz de alerta, poder explorar o potencial que as crianças têm ao assimilar o que está sendo passado em sala de aula e, na hora de passarem estas informações aos pais, transmitir o que realmente precisa para ter paz no trânsito, o respeito e a cidadania.

Este trabalho de Educação no Trânsito é técnico social e irá colaborar na orientação correta para a população, orientando como devem ser os cuidados a serem tomados ao utilizar as vias públicas, quanto à questão e à maneira correta, colaborando, assim, com a preservação da vida dos que utilizam as vias diariamente ou eventualmente.

Buscamos mobilizar a sociedade e seus representantes nas ações e nas campanhas pertinentes à educação no trânsito, para que venham atuar junto com o órgão público, pois para podermos vencer esta luta somente envolvendo as sociedades ainda teremos um longo caminho a percorrer e, por esta razão, devemos apostar na juventude.

Todos os dias quando abrimos o jornal, grandes manchetes estampadas, mais uma morte‟, seres humanos morrendo atropelados nas ruas e rodovias. Não podemos achar que isto acontece apenas com os outros, já que estes outros, muitas vezes, poderiam ser nossos familiares. Acreditamos que somente com educação poderemos diminuir estes índices.

Com este trabalho de educação para o trânsito, o qual está sendo desenvolvido nas salas de aula, temos como objetivo principal procurar estimular no aluno os hábitos e comportamentos de segurança na locomoção no trânsito e, com isto, transformando o conhecimento em ação, por meio de vivências e situações encontradas no seu cotidiano, passando para o aluno exemplos simples, como, ao atravessar a rua, olhar para ambos os lados, verificar se está vindo veiculo e, se estiver aguardar sua oportunidade, buscando sempre a faixa de segurança, o sinalou a autorização de um guarda para efetuar a travessia.

Neste projeto realizar-se-ão palestras com a comunidade escolar e nas associações de bairro, encontros estes com a finalidade de sensibilizar os moradores sobre a importância da educação e da forma correta de utilizar as vias públicas existentes no município.

Os objetivos deste trabalho são os de orientar os estudantes com a finalidade de transformar novos conhecimentos teóricos em prática e formar novas atitudes e ações concretas para que, ao despertar a consciência crítica, cada aluno possa ser um multiplicador da Educação para o Trânsito dentro de suas famílias e na comunidade. Fazê-los reconhecer, através de debates em grupos, que o ser humano, seja ele pedestre ou condutor, é o elemento mais importante no trânsito e esclarecer bem a sua importância e suas obrigações dentro do trânsito.

Explicar aos alunos qual a importância da faixa de segurança, os cuidados que devem ser tomados ao atravessar semáforos, o que significam as cores existentes e para que serve as placas de sinalização, trazer profissionais com formação, agentes de trânsito ou pessoas que tenham capacitação, a fim de aplicar os conhecimentos no cotidiano e divulgar as ações a serem desenvolvidas em associações de bairro, escolas e empresas.

O problema Acidente de Trânsito vem fazendo parte do cotidiano da vida das pessoas, silenciosa e assustadoramente. Conhecer melhor esta realidade, subsídios para a tomada de decisões e complementando as ações, é o primeiro passo para uma mudança nessa cruel realidade. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a segurança e a prevenção de acidentes de trânsito em rodovias federais, estaduais e municipais, são obrigação das autoridades gestoras e operadoras do trânsito e transporte.

1 BASES LEGAIS DA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, no capitulo I, art. 1º, §2º:

O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotarem as medidas destinadas a assegurar esse direito.

A Constituição Federal de 1988 é bem clara, no Art. 37 § 6º, ao definir quais os órgãos respondem, objetivamente, por danos causados ao cidadão em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantem o exercício do direito no trânsito seguro.

Neste sentido, é importante ressaltar que promover o trânsito seguro é dever de todos os componentes do Sistema Nacional de Trânsito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com