TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Dissertações: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CAMPUS MARTE – CURSO: PEDAGOGIA – 4º SEMESTRE

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

PAULO – SP

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CAMPUS MARTE – CURSO: PEDAGOGIA – 4º SEMESTRE

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

ANDREA DE OLIVEIRA FERREIRA - RA 5321972021

DANIELA PEREIRA CORREA - RA 1299163299

LIVIA DE OLIVEIRA GODOI – RA 5322989161

MARCIA APARECIDA FONSECA – RA 6748344553

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor à distância Alessandra Cecilia Ramos e tutora presencial: Ana Cristina Souza.

SÃO PAULO – SP

2014

ÁRIO

Introdução---------------------------------------------------------------------------------------- 04

As atribuições do MEC ------------------------------------------------------------------------ 05 Vantagens e desvantagens dão Sistema da Educação Brasileira ------------------------- 07

Organização auxiliares da Escola ------------------------------------------------------------ 09

Mapa Conceitual-------------------------------------------------------------------------------- 12

Considerações Finis---------------------------------------------------------------------------- 13

Referências Biográficas----------------------------------------------------------------------- 14

Introdução

O sistema de educação escolar brasileiro, frente às constantes transformações tecnológicas, comportamentais, sociais, culturais e antropológicas de sua época, busca se aparelhar, aperfeiçoando seu instrumental pedagógico para dar uma resposta que vá de encontro às rápidas mudanças cognitivas de seus jovens em constante evolução do saber e do conhecimento.

Desta forma para rivalizar no interesse do jovem pela informação e velocidade, o sistema de ensino deve oferecer uma forma de educar renovada, buscando tirar do educando seu “dom oculto “através de técnicas que o motivem inspirem que o comprometa a ação”“.

Sabedores que a concentração envolve o binômio prazer e esforço, calcada em valores que envolvam o desenvolvimento coletivo e sinérgico em prol de sua coletividade, a escola moderna encontra nas formas Andrológicas caminho de induzir do educando o seu comprometimento e responsabilidade de construir e reformar o meio à sua volta, através de um novo organograma dinâmico de profissionais envolvidos no processo de liderar e apontar novos caminhos.

Atribuições do MEC

A Lei de Diretrizes e Bases instituída pela lei 9394/96, também conhecida simplesmente como LDB, é a lei orgânica que rege e regulamenta a educação formal do Brasil.

A primeira Lei de Diretrizes e Bases foi criada em 1961. Uma nova versão foi aprovada em 1971 e a terceira, ainda vigente no Brasil, foi sancionada em 1996.

Nela esta estabelecida a finalidade da educação no Brasil, como ela deve estar organizada, quais são os órgãos administrativos responsáveis, como estão divididos os níveis e as modalidades de ensino.

No Brasil, a educação formal esta dividida em níveis:

- Ensino Infantil

- Ensino Fundamental

- Ensino Médio

- Ensino Superior

Esses níveis educacionais podem ser ministrados nas seguintes modalidades:

- Educação de Jovens e Adultos (EJA) (Fundamental e Médio)

- Educação Profissional e Técnica

- Educação Especial

- Educação a Distancia

Alguns pontos da LDB vigente desde então, são considerados ganhos importantes para os cidadãos:

“a União deve gastar no mínimo 18% e os estados e municípios no mínimo 25% de seus orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público" (art. 69); “o Ensino fundamental passa a ser obrigatório e gratuito” (art. 4) e;

A educação infantil (creches e pré-escola) se torna oficialmente a primeira etapa da educação básica.

A partir desse momento, a educação infantil recebeu um destaque até então inexistente nas legislações anteriores, impôs-se a necessidade de que regulamentações em âmbito nacional, estadual e municipal sejam estabelecidas e cumpridas, de modo a garantir padrões básicos de qualidade no atendimento em creches e pré-escolas.

Para o ensino fundamental a ênfase foi na formação básica do cidadão, priorizando o desenvolvimento de suas capacidades de aprendizagem, através da valorização de suas habilidades, atitudes e valores.

A LDB também prevê a importância e o papel da família na educação do aluno, além do fortalecimento de vínculos familiares.

Com relação ao currículo fica sugerida uma flexibilização dos currículos, na medida em que se admite a incorporação de disciplinas que podem ser escolhidas levando-se em conta o contexto social do aluno. O Ensino nas zonas rurais admite a possibilidade de um currículo apropriado as reais necessidades e interesses (art. 28) valendo também para o ensino em comunidades indígenas e quilombolas.

Há ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com