TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA O ACONDICIONAMENTO ADEQUADO DOS RESÍDUOS DOMICILIARES NO MUNICÍPIO DE MASSARANDUBA-PB

Pesquisas Acadêmicas: EDUCAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA O ACONDICIONAMENTO ADEQUADO DOS RESÍDUOS DOMICILIARES NO MUNICÍPIO DE MASSARANDUBA-PB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A era tecnológica transformou a produção num crescente processo, onde as empresas ávidas por maiores lucros tornaram os produtos cada vez menos duráveis e mais descartáveis. Influenciada pela rápida produtividade industrial e estimulada pelo advento do capitalismo, a sociedade contemporânea muda seu padrão de consumo, tornando-se extremamente consumista e inerte as questões ambientais, onde os resíduos sólidos passam a ser um fator de preocupação para a população, em virtude dos efeitos negativos na saúde, no ambiente e na estética da cidade.

A intensa ocupação das áreas urbanas em virtude do êxodo rural causado pela industrialização levou a população a partir de meados do século XX a consumir produtos cada vez mais industrializados, tornando os resíduos domiciliares uma ameaça para o equilíbrio ambiental. Vale salientar que a forma de disposição desses materiais nas residências é um dos elementos causadores da respectiva problemática. Para Reis e Ferreira (2008, p. 1), o seu acondicionamento pode servir como atração para diversos organismos capazes de transmitir inúmeras doenças atribuídas ao lixo, já que os vetores utilizam este ambiente como abrigo, alimento e local ideal para sua reprodução.Faz-se necessário educar a população para o correto acondicionamento dos resíduos sólidos domésticos e sua adequada segregação, construindo nos indivíduos uma Educação Ambiental efetiva, comprometida com o bem comum e garantindo a proteção do meio ambiente.

1.1 - OBJETIVOS

1.1.1 – Objetivo Geral

. O objetivo deste projeto de extensão é analisar as condições sanitárias e ambientais da população do município de Massaranduba em consequência do acondicionamento dos resíduos domiciliares.

1.1.2 – Objetivos Específicos

. Averiguar as questões sanitárias resultantes da manipulação e disposição dos resíduos domésticos;

. Sensibilizar a população do uso de recipientes adequados na acomodação dos resíduos;

. Promover mudanças de atitudes e melhorias na qualidade de vida dos moradores e consequentemente do meio ambiente.

2.0 – JUSTIFICATIVA

3.0 - METODOLOGIA

Este projeto de extensão será desenvolvido na região do centro da cidade de Massaranduba, tendo como público alvo os moradores da área. Para tanto será realizado um diagnóstico da população através de questionários de percepção sanitária e ambiental, bem como, será registrada por meio de fotografias a forma de manipulação dos resíduos domésticos e seu acondicionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com