TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

CÂMPUS PORTO VELHO/POLO ZONA NORTE

Curso de Técnico em Secretaria Escolar ― Profuncionário

Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação

Jean Rodrigues de Lima

Porto Velho/RO

2014

JEAN RODRIGUES DE LIMA[pic 1]

 

Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação

Memorial Descritivo apresentado no Curso de Técnico em Secretaria Escolar do Profuncionário, oferecido na parceria IFRO/IFRN, no Câmpus Porto Velho/Polo Zona Norte sob a orientação do tutor presencial Ana Paula Oliveira Xavier como requisito avaliativo da disciplina Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação.

PORTO VELHO/RO

2014

  1. BREVE RELATO PESSOAL

             Comecei o curso no dia 13 de março de 2014 no IFRO, o nome da minha tutora é Ana Paula Oliveira Xavier. Este memorial descritivo tem como objetivo apresentar a minha trajetória do curso técnico Secretaria Escolar na disciplina Educação, sociedade e trabalho, iniciado em 06/11/2014, e para elaborá-lo, levei em conta os encontros nas aulas presenciais. Este memorial é um trabalho avaliativo e acredito que ele será um instrumento de conhecimento e motivação para concretizar o meu desejo de cumprir mais uma etapa de aprendizagem de minha vida, e entender a valorização da relação interpessoal no ambiente escolar ou em qualquer outro lugar.

  1. EXPECTATIVA PARA O MÓDULO

              As minhas expectativas na disciplina eram obter conhecimento e aprimorar a importância da educação relacionada ao trabalho e a sociedade, e de como posso contribuir para estar sempre nessa aprendizagem, e colocar em prática o aprendizado na rotina do trabalho e na minha vida social e entender que a temática a qual se refere este módulo é de extrema relevância.

            O presente documento foi elaborado com o intuito de relatar o entendimento da disciplina, sendo que será importante para melhorar meu conhecimento na área.
           Acrescento uma reflexão sobre as inovações tecnológicas, as mudanças econômicas ocorridas nas últimas décadas, as influências no trabalho humano, na sociedade e o papel da educação em todo esse processo. Esta disciplina ofereceu subsídios para que eu possa participar e qualificar-se melhor para o desempenho de tarefas educativas no local de trabalho e discutir o significado do fazer profissional dentro da escola, contribuindo, assim, para a formação de nossas crianças, adolescentes e adultos.

  1. SEQUENCIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA/Assuntos abordados

           As aulas foram de acordo com a ordem do material da disciplina, isso ajudou a compreender a educação e a sociedade que temos. Acredito que tive um ótimo conhecimento como pessoa durante o aprendizado e agora tenho uma visão critica embasada nos conhecimentos adquiridos de como posso contribuir para minha qualificação.

           Nesta disciplina, Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação estudamos os temas e reflexões relacionados à vida social, em várias das suas dimensões. Vimos que várias características da sociedade complexa que vivemos hoje têm origem nos séculos XVIII e XIX, portanto, após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Em segundo lugar, podemos verificar que a Sociologia foi criada como ciência tentando encontrar explicações científicas para os inúmeros problemas que surgiram neste período. Ao longo dos estudos verifiquei que não existe uma teoria que explica a sociedade, mas várias teorias, vários conceitos e vários autores importantes. Debatemos temas relacionados à sociedade capitalista, com os autores da sociologia analisando sobre o seu funcionamento e sua dinâmica. Estudamos as diversas formas de trabalho ao longo da História e como se dão as relações de trabalho atualmente. Obtive conhecimento também das modificações na sociedade e na educação ocasionadas pela reforma do Estado. Estimulando todos os funcionários de escola, a posicionar-se diante das possibilidades apresentadas para resolver os grandes problemas sociais em nosso país, ou seja, manter a sociedade como se apresenta hoje ou lutar para que aconteçam profundas transformações.

          Aprendi sobre as ciências naturais e as ciências sociais sobre a Revolução industrial e de como as coisas são feitas e jogadas na natureza em forma de poluentes, as aulas foram muito interessante pois vimos que com a tecnologia e a modernidade as pessoas compram coisas que muito rápido são substituídas por outras mais modernas e cada dia mais a natureza vai ficando prejudicada, simplesmente somos levados ao consumismo. Vimos o êxodo rural à migração da população rural para as cidades e acelerando o processo de industrialização. Com o surgimento da sociologia houve um enorme crescimento das cidades, as monarquias deram lugar a república ou foram subordinadas a parlamentos, dirigidos pela burguesia, os valores liberais, como a democracia, a liberdade, o direito a propriedade, o individualismo e a igualdade passaram a serem cultivados, os pioneiros da sociologia e os adeptos dos ideais da nova classe dominantes, a burguesia, dirigiam seus estudo para preservar a nova ordem, reorganizar a sociedade e manter o controle social. Vimos também que com os princípios liberais a garantia para todas as classes seriam a condição para a formação de uma sociedade aberta. A educação seria um instrumento importante para o desenvolvimento máximo das potencialidades e aptidões de cada individuo. A taxa de mais-valia é a forma que assume a exploração do trabalho na produção capitalista. Aprendi que na civilização surgiram mudanças sociais econômicas e políticas como a formação de classes sociais do estado, a divisão social do trabalho, o aumento da produção econômica, a invenção da escrita e o aperfeiçoamento da técnica produtiva.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com