TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO SUPERIOR DO OESTE-CEO

Por:   •  22/10/2018  •  Ensaio  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO OESTE-CEO

ENGENHARIA QUÍMICA

GUILHERME F. S. BATISTA

Viabilização da utilização da casca da banana na indústria farmacêutica

PINHALZINHO, SC 2016.


GUILHERME F. S. BATISTA

Viabilização da utilização da casca da banana na indústria farmacêutica.

Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Química do centro de Educação superior do Oeste da Universidade do Estado de Santa  Catarina, como requisito parcial para aprovação em metodologia Científica.

Professor: Ricardo Niquetti

PINHALZINHO, SC 2016


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        3
  1. TEMA        3
  1. PROBLEMA        3
  2. HIPÓTESE        3
  1. 2 OBJETIVOS        3
  1. OBJETIVO GERAL        3
  1. OBJETIVO ESPECÍFICO        4
  2. JUSTIFICATIVA        4
  1. REFERENCIAL TEÓRICO        5
  1. Plantas Medicinais        5
  2. Banana        5
  3. Utilização na indústria farmacêutica        7
  1. METODOLOGIA        8
  1. PESQUISA SEGUNDO OS OBJETIVOS        8
  2. PESQUISA SEGUNDO OS PROCEDIMENTOS DE COLETA        8
  3. PESQUISA SEGUNDO AS FONTES DE INFORMAÇÃO        8
  4. PESQUISA SEGUNDO A NATUREZA DE DADOS        8
  1. RECURSOS        9
  2. CRONOGRAMA        10
  3. REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

A banana e uma das frutas mais conhecidas, produzidas e consumidas no mundo todo, tanto pelo seu baixo custo, quanto pelas suas propriedades e suas grandes variedades de espécies, sendo oriunda da espécie Musa paradisíaca L. tendo uma alta concentração de nutrientes, com a maior concentração estando na casca, contendo em seu composto vitamina A, B1, B2, B6, C, D e E e os minerais, cálcio, fósforo, ferro e potássio, contendo também dopamina e triptofano. Por este e outro fatores que nos ultimo anos viu-se um aumento na área de pesquisa e investimentos na mesma. Desta notou-se o uso como planta medicinal em vários lugares como tratamento para varias enfermidades, notando uma melhora real, desta forma pode também ser notada em sua casca uma alta concentração de nutrientes e proteínas, podendo ser utilizado para vários problemas de saúde e psicológico. Podendo com uma pesquisa mais extensa de seus princípios ativos serem utilizada como planta medicinal, ajudando na criação de novos fármacos para vários tratamentos clínicos, procurando um bom custo beneficio aumentando a qualidade de vida.

  1. TEMA

Avaliar o uso das bananas em fármacos.

  1. PROBLEMA

A casca da banana é rica em nutrientes, sendo que ela é descartada como lixo. Desta forma como poderíamos introduzir a casca da banana para a criação de novos fármacos.

  1. HIPÓTESE

Com as pesquisas das substancias pressentes na banana acreditamos que, seja possível a retirada dessas enzimas e a concentração do mesmo para a criação de um novo fármaco, através de procedimentos aplicados para outro medicamento, como por exemplo a vitamina C retirada da laranja.

  1. 2 OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

O presente trabalho tem por objetivo estudar a utilização dos nutrientes da casca da banana para produção de fármacos.


  1. OBJETIVO ESPECÍFICO

Analisar se as propriedades naturais da banana, e uma forma viável para a retirada dos suas substancias para a criação de fármacos, visando o baixo custo e melhorar a qualidade de vida.

  1. JUSTIFICATIVA

A utilização das propriedades encontradas na casca da banana já é utilizada por vários povoados e culturas como planta medicinal ajudando nos tratamentos, desta maneira poderia ser inserida essas substancias presentes em novos fármacos, ajudando nos tratamentos clínicos tanto para pele, problemas cardíacos, como para depressão, entre outros fatores de beneficio para a nossa saúde.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. Plantas Medicinais

Plantas medicinais são plantas com principio ativo, e servem para tratamentos podendo amenizar ou curar doenças, sendo utilizada via oral como em chás. Segundo Medeiros, et al 2003 a transmissão oral do conhecimento sobre o uso de plantas medicinais é praticada há gerações. Isto muitas vezes esta se perdendo, refletindo na nossa relação com a natureza, que nos oferece alimentação, remédios, sustento rentável. A Floresta Atlântica e a Floresta Amazônica constituem cerca de 30% dos remanescentes de florestas tropicais existentes sobre a superfície terrestre, abrigando não somente a maior diversidade biológica do planeta (Mittermeieretal.1999), como também alta variabilidade genética expressa, por exemplo, nos componentes bioquímicos que as plantas tropicais produzem (Hamann 1991).

Hoje em dia ao realizadas diversas pesquisas sobre plantas medicinais pela sua eficácia e baixo custo estando sendo mais incentivadas ações relacionadas, não só para estudos culturais, etnológico, ou para conhecimentos básicos e composição de algumas plantas, mas também visando novos tratamentos clínicos, para uma melhor qualidade de vida, buscando novos produtos com um custo beneficio bom, e até desta maneira podendo achar tratamentos mais eficazes do que os aplicados atualmente.

Segundo Rodrigues, et al 2014 em uma pesquisa feita no com uma parte da população do Nordeste, onde foram feito o levantamento das espécies, suas formas de uso e indicações terapêuticas, foram investigadas quais ases maior importância, suas formas de obtenção e práticas de manejo brasileiro ,existe uma eficácia comprovada no uso e na ação de várias plantas medicinais, como por exemplo o uso Schinus terebinthifolius Raddi (aroeira), Cymbopogon citratus (DC.), Plectranthus barbatus Andrews (boldo do mato), e seu baixo custo têm despertado a atenção de alguns órgãos. Sendo visto que é muito utilizada a banana em tratamentos para Tosse; bronquite; hemorroidas; infecções parasitárias; infecções renais; hipertensão; hemorragia  de ferimentos; tuberculose; coqueluche, sendo muito importante para esta região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com