TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE

Artigos Científicos: EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Na administração, é através dos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade que podemos definir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado.

A eficiência é a capacidade de o administrador obter bons produtos (produtividade e desempenho) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra e material) possíveis, já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.

A efetividade envolve a forma com que uma atividade é feita, sendo desempenhada com eficácia e com eficiência. A efetividade é a satisfação, o sucesso na prática do que é feito, ou seja, ser efetivo é realizar aquilo que tem de ser feito (eficiência) da maneira certa (eficácia).

1 EFICIÊNCIA

Eficiência é relativa aos meios, como fazer as coisas da melhor maneira possível. Ser eficiente significa executar da melhor maneira possível, evitando desperdícios e maximizando a produtividade.

Segundo Stoner (1999), eficiência é a capacidade de minimizar o uso de recursos para alcançar os objetivos da organização, para Drucker, eficiência é “fazer as coisas certa”.

Uma abordagem da eficiência como uma medida de desempenho é feita por Chiavenato (2000, p. 177) quando diz que: "[...] eficiência é uma relação técnica entre entradas e saídas, [...] é uma relação entre custos e benefícios, ou seja, uma relação entre os recursos aplicados e o resultado final obtido: é a razão entre o esforço e o resultado, entre a despesa e a receita, entre o custo e o benefício resultante."

Dessa forma pode-se medir o nível de eficiência da Administração avaliando a maneira como os processos estão sendo executados. É importante manter-se sempre eficiente evitando re-trabalhos e desperdício diversos para a manutenção de um bom processo administrativo.

1.1 EXEMPLO DA EFICIÊNCIA NA PRÁTICA:

Utiliza-se o mínimo de recursos e tempo, para atingir um objetivo disposto pela organização:

Dois colaboradores, pessoa X e pessoa Y, precisam entregar um produto em Blumenau. Após 01h30min. de viagem, os dois chegaram no local. Nos cálculos da organização, a pessoa X gastou 40% a menos de gasolina, do que a pessoa Y. Então a pessoa X foi mais eficiente, pois diminuiu gastos e cumpriu com os seus objetivos se mostrando de forma eficiente.

Em outro caso, uma empresa notifica um problema e seleciona um funcionário para solucioná-lo em um determinado período de tempo, ele planeja, organiza e consegue resolver esse problema em tempo reduzido, em relação ao esperado pela empresa, sem qualquer gasto a mais em seu orçamento. O funcionário foi eficiente, pois concluiu o objetivo em menor tempo que o planejado.

2 EFICÁCIA

O termo eficácia designa o grau de sucesso nos resultados alcançados, ou seja, ser eficaz significa que conseguiram atingir os resultados pretendidos, a palavras vem do latim "efficacĭa", a eficácia é a realização de um objetivo almejado, atingindo o resultado desejado ou esperado.

Ao contrário do termo eficiência, que coloca a ênfase nos meios utilizados para atingir determinados objetivos, o termo eficácia coloca a ênfase nos resultados a alcançar, independentemente os recursos utilizados. Por outras palavras, eficiência é o "fazer bem" enquanto eficácia é "conseguir atingir o objetivo".

Não se deve confundir este conceito com o da eficiência (do latim efficientĭa), que se refere ao uso racional dos meios para alcançar um objetivo pré-determinado (isto é, cumprir um objetivo com o mínimo de recursos disponíveis e tempo).

2.1 EXEMPLO DA EFICÁCIA NA PRÁTICA

Exibimos como exemplo de eficácia, a determinação de uma organização em que delega aos seus funcionários o objetivo de conseguir vender alguns objetos. Sendo assim, dois colaboradores (vendedores) se dirigem a uma região pré-determinada, onde os dois conseguem atingir a meta prevista pela empresa; mas notou-se que o vendedor 02 atingiu o objetivo de venda, mas não se preocupou com a relação custo/benefício, ou seja, apenas cumpriu o previsto.

3 AS DIFERENÇAS ENTRE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE

A eficiência é o a capacidade de produzir o máximo, com o mínimo de recursos, energia, tempo e desperdícios. Este é o nível operacional, que tem como foco a ação, força e produtividade.

A eficácia é a capacidade de fazer o certo, fazer de primeira, tem relação com alcançar os fins de uma tarefa. É a relação entre resultados pretendidos e resultados obtidos. Está em alcançar metas e objetivos, em um determinado tempo, sem se preocupar com os custos. Este é o nível estratégico ou tático, associado à noção de tempo, metas e o ótimo.

A efetividade é a capacidade de usar os meios certos para se alcançar os fins desejados e visa criar nossos caminhos para as mesmas tarefas. É a busca pela produtividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com