TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFLUENTES GASOSOS

Trabalho Universitário: EFLUENTES GASOSOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  3.814 Visualizações

INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento industrial e urbano, houve, em todo mundo, um aumento da emissão de poluentes atmosféricos e o acréscimo das concentrações atmosféricas destas substancias origina desequilíbrios no ecossistema. Por isso, os resíduos industriais devem ser monitorados e controlados, com o uso de equipamentos específicos aos tipos de efluentes, os quais são geralmente produtos líquidos ou gasosos produzidos por indústrias ou resultado dos esgotos domésticos urbanos, que são lançados no meio ambiente. A emissão de efluentes gasosos industriais causa um impacto devido a condição atmosférica permitir ou não, a dispersão dos poluentes.

Em suma, este trabalho foi realizado a fim de discutir a respeito do tratamento dos efluentes gasosos, suas causas e conseqüências.

EFLUENTES

Os efluentes são gases ou líquido que são consequencias da ação humana. Os gasosos são provenientes, em grande maioria, de chaminés industriais, com o nível de emissão controlado após o “Protocolo de Kioto” visando à diminuição da poluição atmosférica nas grandes cidades. As maiores quantidades desses efluentes gasosos liberados estão nas áreas urbanas industriais devido à ação não só das grandes indústrias, mas também dos veículos automotores.

Nas indústrias, a emissão se da a partir da produção de energia a partir de combustível fóssil, da incineração de resíduos e dos processos metalúrgicos e estas são ações geram emissões gasosas ácidas, que contém arsênio, cromo, chumbo, cádmio e mercúrio, e causam efeitos degradáveis ao meio ambiente.

As mais agressivas das espécies destes efluentes são

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com