TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reuso De Efluentes Em Edificios Residenciais

Trabalho Universitário: Reuso De Efluentes Em Edificios Residenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

A água é um recurso cada vez mais escasso, seja pelo crescimento populacional, com o aumento da demanda, seja pela redução oferta, especialmente pela poluição dos mananciais. Uma das alternativas para enfrentar este problema é o reuso de água.

O sistema de reuso de água em edifícios residências baseia-se na reutilização de águas provenientes de um banho e de uso pessoal, aplicando um tratamento para posteriormente ser usada em bacias sanitárias, lavagem de áreas externas do prédio e irrigação.

2. DESENVOLVIMENTO

O reuso de água é o aproveitamento de águas, tratadas ou não, previamente utilizadas em alguma atividade humana. Pode ser classificado como direto ou indireto, decorrente de ações planejadas ou não.

Reuso indireto não planejado de água acontece quando a água utilizada na residência é despejada sem tratamento no meio ambiente e utilizada à jusante de maneira não intencional e não controlada, caminhando ate o ponto de captação de um novo usuário. Reuso indireto planejado de água ocorre quando os efluentes são descarregados, de forma planejada, nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas. Reuso direto planejado das águas ocorre quando os efluentes, depois de tratados, são encaminhados de seu ponto de descarga ate o local de reuso, não são descarregados no meio ambiente. Reciclagem de água trata-se do uso interno da água, antes de seu despejo na rede de esgoto, o qual será abordado neste desenvolvimento.

Duas definições são importantes para o entendimento deste trabalho:

Água de reuso: é água residuária que se encontra dentro dos padrões exigidos para sua utilização.

Água cinza: é o efluente que não possui contribuição da bacia sanitária, ou seja, o esgoto gerado pelo uso de banheiras, chuveiros, lavatórios, máquinas de lavar roupas e pias de cozinha em residências, escritórios comerciais, escolas etc. Para pias onde há despejo de restos de alimentos, as águas provenientes desta atividade não podem ser usadas como água de reuso, por possuírem uma grande concentração de matéria orgânica.

Os usos da água de reuso são muitos, porem devem prevalecer para fins não potáveis, já que nesse caso as necessidades de qualidade são mais flexíveis, destacando os seguintes usos: Irrigação de vegetações; Reservas para sistemas de proteção contra incêndios; Descarga de vasos sanitários em edifícios públicos, comerciais e industriais; Emprego na construção civil; lavagem de automóveis e trens; peças decorativas como chafarizes, fontes, etc.

O objetivo deste trabalho é verificar de que forma a água cinza pode ser utilizada como água de reuso em instalações prediais. Para isso é necessário conhecer a classificação das águas de reuso de acordo com sua finalidade, o que é mostrado na Figura 1.

Figura 1 – Classificação da água de reuso.

O reuso de águas cinza propicia significativos benefícios ambientais, pois colabora com o uso sustentável dos recursos hídricos, minimiza a poluição hídrica nos mananciais, estimula o uso racional e a conservação de água potável e permite maximizar a infra-estrutura de abastecimento de água e tratamento de esgotos pela utilização múltipla da água aduzida.

Figura 2 – Esquema de reuso das águas cinza.

Os pontos de coleta devem ser determinados em função do tipo de água cinza a ser coletada e em função da configuração hidráulica do edifício. Nota-se também que o sistema de coleta e transporte para reuso deve ser totalmente independente do sistema de abastecimento de água potável.

O sistema de aproveitamento desses efluentes constitui-se, segundo May e Hespanhol (2006,p. 4), de um sistema de condutores, tanto verticais como horizontais, que possibilite coletar e transportar o efluente do chuveiro, do lavatório e da maquina de lavar ate o sistema de armazenamento; um ou mais reservatórios que irão armazenar o conteúdo proveniente dos coletores; um tratamento, o qual a qualidade depende do destino da água coletada.

Para a realização do sistema de coleta e uso de águas cinzas, deve-se levar em consideração os seguintes itens:

• Verificação dos pontos de coleta e pontos de uso;

• Levantamento das vazões disponíveis;

• Dimensionamento do sistema que captara e transportara os efluentes;

• Dimensionamento do reservatório que abrigara as águas;

• Definição do tratamento que será necessário, relacionado ao uso que a água terá;

• Tratamento de água;

• Dimensionamento do sistema de distribuição do efluente já tratado.

O volume de reservatório de armazenamento deverá ser determinado com base nas características ocupacionais do edifício e as vazões associadas às peças hidráulicas correspondentes (vazão de águas cinza), e na demanda de água dos aparelhos que integrarão o sistema de reuso (vazão de reuso). Os mesmos critérios e cuidados preconizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com