TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EIA RIMA- Estudo E Relatório Sobre O Impacto Ambiental E Suas Demandas.

Artigos Científicos: EIA RIMA- Estudo E Relatório Sobre O Impacto Ambiental E Suas Demandas.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 2

EIA RIMA- Estudo e relatório sobre o impacto ambiental e suas demandas.

EIA ( Estudo de Impacto Ambiental), no meio ambiente não podemos medi-lo como se fosse uma parede, medindo com trena, para isso existe o EIA , que é uma forma de estudar o impacto ambiental.

RIMA (Relatório do Impacto Ambiental), o RIMA é um relatório conclusivo do EIA por isso sempre são citados em conjuntos, são elementos complementares. Porem o RIMA é mais acessível ao publico, expondo de uma forma mais clara e simples o estudo de impacto ambiental.

De acordo com a RESOLUÇÃO CONAMA de 1986, impacto ambiental pode ser todas as formas de alterar as propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causadas por qualquer tipo de ação feita pelo ser humano. Ela também defende que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), é o estudo de conjuntos realizados por diversas áreas, no acesse a ele é restrito a respeito do artigo 6º do EIA, que dispõe: “I – Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:

a) o meio físico – o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas;

b) o meio biológico e os ecossistemas naturais – a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente;

c) o meio sócio-econômico – o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócio-economia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos.

II – Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através de identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a médio e longo prazos, temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinérgicas; a distribuição dos ônus e benefícios sociais.

III – Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficiência de cada uma delas.

lV – Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parâmetros a serem considerados.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com