TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EIXO TEMÁTICO: BRINQUEDO

Projeto de pesquisa: EIXO TEMÁTICO: BRINQUEDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

EIXO TEMÁTICO: BRINQUEDOTECA

1-INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo discutir e propor uma reflexão sobre o tema brincar. Partindo de uma análise bibliográfica, procuramos apontar importantes argumentos sobre o tema e a partir de uma pesquisa de campo com análise de dados, confrontar a teoria e a prática, o discurso e a realidade. Inicialmente, fez-se necessário conhecer um pouco da história da infância e como esta mesma história tem produzido, em diferentes tempos e espaços, diferentes conceitos sobre a criança.

Num segundo momento, a brincadeira aparece como algo essencial no desenvolvimento da criança e assim como o conceito de infância, o brinquedo também apresenta sua dimensão histórica e cultural. Logo após, a brincadeira assume sua forma específica de ser um fator social que pressupõe uma aprendizagem e uma importante experiência de cultura e que ao longo dos anos, vem se modificando. E por último, apresento o brincar dentro do tempo e do espaço escolar através do olhar do adulto e da própria criança.

2- DESENVOLVIMENTO

BRINQUEDOTECA: LUGAR DE BRINCAR, APRENDER E CRIAR

A brinquedoteca é um espaço destinado ao desenvolvimento de brincadeiras.

Nesse espaço, crianças e adultos vão para brincar livremente e, ao mesmo tempo, desenvolver as manifestações de suas potencialidades e necessidades lúdicas.

Desse modo, é um espaço que possibilita atividades pedagógicas que esteja relacionadas com o brincar e que contribuam para resgatar a auto-estima das crianças e torná-las felizes. A brinquedoteca pode, inclusive, tornar-se um espaço para pensar, repensar e executar atividades relacionadas ao desenvolvimento da aprendizagem, do estímulo à inteligência e ao desenvolvimento de habilidades físicas e motoras.

A pesquisa revelou que de todos as escolas pesquisadas,somente um centro de educação infantil de nosso municipio que possui brinquedoteca,ou seja,nenhuma das outras escolas oferece esse recurso. Em muitos casos, a escola ou creche possue alguns brinquedos para a realização de uma brinquedoteca, porém não tem um espaço apropriado para essa modalidade na escola.

No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na sua cultura. Diante deste propósito, torna-se primordial refletir sobre a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens.

A brinquedoteca é de suma importância para o desenvolvimento da criança de forma divertida e a aprendizagem mais prazerosa.

A presença da brinquedoteca na vida das crianças hoje tem um papel fundamental que vem proporcionar as crianças aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de forma natural e agradável onde se brinca e se aprende ao mesmo tempo.

Através do brincar resgatamos o sorriso, a simplicidade o amor, a emoção, a fantasia, a alegria, o respeito e a interação entre as pessoas de forma livre e espontânea.

A brinquedoteca é um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir a e experimentar e o fantasiar das crianças.

A necessidade de um espaço seguro onde a criança possa se desenvolver vem crescendo a cada dia, e a brinquedoteca tem como função principal oferecer esse espaço e resgatar um direito que vem sendo negado às crianças, o de ser criança. Neste sentido a brinquedoteca vem proporcionar um espaço para o jogo e a brincadeira ser tratados como atividades voluntárias, livres, onde a criança representa seus desejos, sua realidade através do faz-de-conta, mostra o jogo como uma ação que se processa e existem no interior de um campo e tempo previamente delimitado e determinado, e o brincar como coisa séria e deve ser tratada com responsabilidade, possibilitando a criança usar sua criatividade para elaborar suas próprias ações, e regras de convencias, pois, desperta a criatividade, o raciocínio, o significado de ganhar e perder e o convívio com outras crianças no mesmo grupo. A brinquedoteca tem por objetivo estimular atividades lúdicas; favorecer a interação da criança com o outro e com o meio; possibilitar o faz de conta, o brinquedo e a brincadeira; promover a socialização; estimular a o gosto pela cooperação através do uso compartilhado dos brinquedos e dos jogos coordenados; favorecer a vivencia de múltiplas linguagens; reconhecer a escola como espaço de “prazer”; promover o desenvolvimento global e harmonioso; possibilitar a construção da autonomia.

A brincadeira de faz-de-conta estimula a capacidade da criança respeitar regras que

valerá não só para a brincadeira, mas também para a vida. Ela também ativa a

criatividade, pois através da escolha dos papéis terá que reproduzir e criar a

Enganam-se pessoas que acham que brincar está relacionado só no pré-escolar, ela deve se estender e perpetuar no ensino fundamental com brincadeiras adequada a faixa etária de idade.

O lúdico deve ser visto como algo favorável e imprescindível à necessidade do ser humano e facilita muito o professor conhecer, observar, saber suas potencialidades, limitações e desenvolverá seu senso critico, terá atitude de pesquisador sobre os seus alunos.

A definição do brinquedo para cada criança é de se identificar e ao mesmo tempo se desenvolver tanto emocional e motor onde para alguns tem prazer em brincar com determinado brinquedo aumentado o interesse pela brincadeira ou mesmo realizar certos tipos de brincadeiras já outras nem tanto pelo fato de não aceitar perder que acompanhado do desprazer de brincar em competições.

Porém se ignoramos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com