TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DE RESENHA ACADÊMICA DO PRIMEIRO CAPÍTULO DO LIVRO: FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS. QUAIS ESTRATÉGIAS? QUAIS COMPETÊNCIAS?

Por:   •  26/4/2019  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE FERNANDÓPOLIS

CURSO DE QUÍMICA

ELABORAÇÃO DE RESENHA ACADÊMICA

DO PRIMEIRO CAPÍTULO DO LIVRO: FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS.

QUAIS ESTRATÉGIAS?

QUAIS COMPETÊNCIAS?

Layla Christina Oliveira Araújo

Ricardo Júnior da Silva

Fernandópolis

2019

ELABORAÇÃO DE RESENHA ACADÊMICA

DO PRIMEIRO CAPÍTULO DO LIVRO: FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS.

QUAIS ESTRATÉGIAS?

QUAIS COMPETÊNCIAS?

Trabalho apresentado ao(a) Prof.(Profa.)

 Juliana do Curso de Química da Fundação

Educacional de Fernandópolis como requisito 

parcial para a aprovação na disciplina Didática.

Fernandópolis

2019

Este capítulo trata-se da identidade do profissional de ensino, das competências necessárias ao ato de ensinar e não apenas o domínio de conteúdo e ensino.

Este primeiro capítulo apresenta, três subtítulos, em treze páginas, além de descrever as funções do saber em uma tarefa, a ação no processo ensino – aprendizagem e prática do professor profissional.

A partir da massificação da educação e da modificação do público escolar em 1989 na França, há uma evolução no papel do professor e uma mudança no sistema de formação do profissional de forma contínua. Assim os professores tornam-se profissionais de ensino. Desta forma, os autores deste livro, a partir de pesquisas, entrevistas apresentam modelos de profissionais bem como o que os ajudou a construir um modelo de profissionalismo.

O modelo atual de professor profissional se dá pela passagem do ofício artesanal para uma profissão: cujos profissionais são seres autônomos, dotados de conhecimentos específicos e racionais. De modo que surge a questão: quais competências e modelos de formação acarretam?

A especialidade da profissão de professor é ensinar. E ensinar é fazer aprender, e sem a aprendizagem não há ensino. É claro que este trabalho é de forma interativa e recíproca: alunos – professores – conhecimento – comunicação segundo Altet (1994).

Já as competências, são formadas por um conjunto de conhecimento, ações e atitudes necessárias ao exercício desta profissão.

A formação do professor profissional, após os resultados de duas pesquisas se dirige para um ponto em comum: a formação através da prática. Para os autores, é um procedimento de formação centrado nas análises e reflexão das práticas vivenciadas.

O excerto é muito interessante, pois trata da formação de professores profissionais, de como sua prática e reflexão desta contribui para formação de sua competência como profissional. Leitura indispensável para todos profissionais de educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com