TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORA DE ANALISES E PROJETOS

Casos: ELABORA DE ANALISES E PROJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  1.518 Visualizações

Página 1 de 5

1)Há três estruturas organizacionais clássicas, embora, outras formas usadas, são variações destas. Temos a Organização Funcional ou Hierárquica, a Organização por Força tarefa e a Organização Matricial. Com relação a Organização Funcional ou Hierárquica podemos afirmar:

Alternativas:

A: tem formato piramidal

B: tem níveis de gerência estratificados

C: define claramente a autoridade

D: os funcionários são agrupados por especialidades

E: Todas as alternativas anteriores são verdadeiras

Resposta do aluno: E

2) Há três estruturas organizacionais clássicas, embora, outras formas usadas, são variações destas. Temos a Organização Funcional ou Hierárquica, a Organização por Força tarefa e a Organização Matricial. Com relação a Organização Funcional ou Hierárquica podemos afirmar:

Alternativas:

A: Compõe-se de equipe criada especificamente para realizar determinada missão ou objetivo

B: é orientada para a tarefa

C: Cada funcionário possui um superior bem definido

D: é protegida dos conflitos externos

E: Todas as alternativas anteriores são corretas

Resposta do aluno: C

3) Compõe-se de equipe criada especificamente para realizar determinada missão ou objetivo, onde o gerente de projeto tem posição de prestígio, autoridade e responsabilidade. Ela é orientada para a tarefa, para a equipe, desimpedida de restrições impostas pela organização externa e protegida dos conflitos externos.

A grande desvantagem desta forma é a mobilização e a desmobilização de pessoal que são questões difíceis, já que o trabalho é de natureza temporária, ficando complicado tanto no momento de agregar a equipe, como na dispensa, tornando-se impossível manter os grandes especialistas.

Estamos falando da estrutura organizacional.

Alternativas:

A: Funcional

B: Força Tarefa

C: Matricial

D: Todas as anteriores

E: Nenhuma das anteriores

Resposta do aluno: B

4) É tida como solução mais moderna na gestão, apresenta a vantagem de agilizar a organização, com maior velocidade de processamento das informações e de trabalhar com recursos compartilhados, atendendo às necessidades e despeito dos obstáculos que podem surgir.

Algumas das vantagens da matriz são a maior capacidade de processamento de informações tendo em vista a velocidade e agilidade de seus canais horizontais de comunicação, apresenta um meio termo aceitável quanto ao prazo, qualidade e custo, satisfação no trabalho em equipe e etc...

As desvantagens apontadas são os conflitos que poderão surgir devido as disputas internas, as responsabilidades que devem estar claramente definidas evitando operações duplicadas, a complexidade da matriz, falta de equilíbrio em favor da sinergia do grupo entre outros.

Estamos falando da estrutura organizacional:

Alternativas:

A: Hierárquica

B: Força Tarefa

C: Matricial

D: Todas as anteriores

E: Nenhuma das anteriores

Resposta do aluno: C

5) O que caracteriza uma estrutura organizacional de tipo matricial é:

Alternativas:

A: a constituição de uma equipe heterogênea de especialistas em diferentes áreas, que são deslocados de suas funções habituais para se dedicarem a uma tarefa específica.

B: a combinação de formas de departamentalização funcional e de produto ou projeto na mesma estrutura organizacional.

C: a delegação de autoridade e responsabilidade às equipes, que se tornam autônomas e auto-suficientes para decidir sobre seu trabalho.

D: a reunião de especialistas em torno de atividades similares, agrupadas e identificadas de acordo com os seus fins.

E: a combinação de órgãos de linha, diretamente relacionados aos objetivos vitais da empresa e de órgãos de staff que apóiam os primeiros.

Resposta do aluno: A

6) Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho. Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo especifico de sua função especializada. Como os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humanos. Este tipo de departamentalização é o mais comum nas organizações.

Podem ser consideradas vantagens da departamentalização funcional:

Alternativas:

A: Melhora a coordenação intradepartamental, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com