TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC) EM ENGENHEIRO BELTRÃO/ PR

Por:   •  23/3/2016  •  Artigo  •  2.313 Palavras (10 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 10

ANÁLISE DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC) EM ENGENHEIRO BELTRÃO/ PR

Analysis of construction waste management (rcc) in Engineer Beltrão / Pr

Douglas Rafael Pedersoli

Mateus Geron

Matheus C. G. Zanin

Resumo

Os resíduos da construção civil são uma grande preocupação para as cidades, por serem resíduos que causam impactos enormes, tanto devido ao seu volume quanto a proliferação de doenças que o acumulo destes podem causar. O presente trabalho teve o intuito de analisar como esta a atual situação de Engenheiro Beltrão/PR quanto o gerenciamento de RCCs, e também verificar o que o município vem procurando fazer para melhorar a atual situação e analisado o estado destes propor melhorias, para a destinação resíduos da construção civil gerados pelo município, para isto foram levantados junto a prefeitura do município os locais destinados a receber os RCCs e feitas visitas a este local para analisar a situação, visualizando os problemas no gerenciamento dos resíduos para assim propor melhorias.

Abstract        

The construction waste is a major concern for the cities, being waste which cause enormous impacts, both because of its volume and the spread of diseases that can cause the accumulation of these. This study aimed to analyze how this current situation Beltrao Engineer / PR as managing RCCs, and also check what the council is trying to do to improve the current situation and reviewed the status of these proposed improvements to the allocation construction waste generated by the city, for this were raised at the city hall the places to get the RCCs and made visits to this site to assess the situation by viewing the problems in the managements of waste so as to propose improvements.

Palavras-chave: Residuos construção civil. Gerenciamento. Reciclagem.

Keywords: Construction waste. Management. Recycling..

  1. Introdução

Ao longo do tempo vem crescendo a apreensão mundial quanto aos resíduos sólidos, e também quanto aos resíduos da construção civil (RCC), consequentemente com o crescimento populacional e a grande expansão das cidades, tem se intensificado a geração de resíduos, e consequente preocupação com a destinação final destes.

Apesar de não serem considerados resíduos com grande periculosidade, os resíduos da construção civil, tem como principal impacto o grande volume causado, contudo também são encontrados nestes resíduos materiais orgânicos, perigosos e embalagens diversas que pode acumular água e favorecer a proliferação de insetos e de outros vetores de doenças (KARPINSKI, 2009).

Os RCCs representam cerca de 50% a 70% dos resíduos sólidos urbanos coletados (MARQUES NETO, 2005). Sendo que em 2013 foram coletados em média 117.435 toneladas por dia de resíduos de construção civil (ABRELPE E IBGE, 2013). Estes números representam o grande desafio que é para os municípios, gerenciar corretamente estes resíduos, para que assim evitem impactos ambientais e até mesmo sociais.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Publica e Resíduos Especiais (ABRELPE, 2011), o Brasil produz cerca de 31 milhões de toneladas por ano de RCC, produz ainda menos que países como Japão, Alemanha, Estados Unidos, por exemplo, mas, mesmo assim produz um nível considerado, que é de praticamente, em média 0,5 quilogramas por dia que cada brasileiro gera em algumas cidades.

No Brasil, a gestão dos resíduos da construção civil é regulamentada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), em acordo com órgãos estaduais e municipais. O CONAMA no seu órgão regulamentador, determina que o gerador é o responsável pela gestão dos seus resíduos produzidos, sendo responsável pela quantificação, armazenamento, transporte e a condução para lugares apropriados.

Portanto cabe o gerador, sendo construtor, município, ou pessoa física, dar a destinação final correta ao seu resíduo, como também se possível fizer o reaproveitamento deste.

  1. Justificativa

Os resíduos de construção civil vêm sendo um grande obstáculo para os governos municipais, e em Engenheiro Beltrão-PR não é diferente, por isso precisa-se de um bom plano de gerenciamento destes resíduos, pois um mau gerenciamento pode causar grandes impactos ambientais, e com esse intuito de verificar e propor se preciso melhorias que se propôs este tema para o trabalho.

Este tema merece atenção, pois, como disse Silva Filho (2011)“O Brasil ainda deixa de dar o correto tratamento aos resíduos sólidos, apesar de ter traçado uma mudança para este quadro”.

Portanto faz se necessário o aprimoramento destes planos de gerenciamento de resíduos de construção civil, para que se obtenha um correto tratamento e comprimento das legislações vigentes.

  1. Objetivos
  1. Objetivo geral

Analisar o gerenciamento dos resíduos de construção civil no município de Engenheiro Beltrão/PR visando constatar a atual situação da destinação destes resíduos.

  1. Objetivos específicos

  • Pesquisar a história dos resíduos sólidos e dos resíduos de construção civil no Brasil;
  • Pesquisar normas e leis referentes à gestão de resíduos de construção civil;
  • Observar o como e quais os principais resíduos gerados;
  • Analisar o local onde são depositados os resíduos de construção;
  • Descrever com detalhes a situação em que se encontra o município quanto aos RCCs.
  1. Metodologia
  1. Caracterização do município

A colonização de Engenheiro Beltrão-PR teve inicio na década de 30, quando camponeses junto de suas famílias, em busca de novas fronteiras agrícolas, com vantagens oferecidas pelas terras férteis, em mata virgem a ser explorada, a preços acessíveis e com facilidade de pagamento, aqui vieram se estabelecer.

Engenheiro Beltrão-PR, esta localizada na  região central do Paraná ligeiramente deslocada para o noroeste, possuindo uma área de 467,2 km quadrados, como mostra a figura1 tendo uma população total de 14082 habitantes. Foi criado a partir de uma Lei Estadual numero: 253, de 26 de Novembro de 1955, sendo desmembrada de Peabiru-Pr.

[pic 2]

Figura 1: Vista aérea da área urbana de Engenheiro Beltrão-PR

Fonte: (CONTROLE MUNICIPAL, 2015)

A principal atividade econômica da região continua sendo a agropecuária. No setor industrial merece destaque o crescimento da produção de confecções e a indústria de álcool, e também crescimento na área de construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (463.1 Kb)   docx (710.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com