TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELECTROCARDIOGRAMA DE EFICÁCIO

Seminário: ELECTROCARDIOGRAMA DE EFICÁCIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Seminário  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

ELETROCARDIOGRAMA DE ESFORÇO

ECG de esforço: Continua sendo o exame com melhor custo benefício para identificar isquemia miocárdica relacionada à angina ou silenciosa e que não aparece no ECG de repouso.Permite quantificar a quantidade de esforço que de flagra uma crise,o que tem valor prognóstico e, evolutivamente permite avaliar a resposta aos tratamentos implementados e vigiar a relação natural da doença.

Alteração eletrocardiográfica ( geralmente infradesnivelamento de ST e achatamento ou inversão de T ) que aparecem durante o esforço físico padronizado ou, alternativamente,sob estimulação farmacológica (dobutamina ou adenosina ou dipiridamol) com o paciente em repouso.Também são avaliados as alterações da pressão arterial, ausculta cardíaca e o eventual aparecimento de sintomatologia clínica de isquemia.

Além do infradesnivelamento de ST > 1 mm quando medido a 0,08 segundos (2 quadradinhos) do final do QRS,também são significativos o aparecimento de dor anginosa associada a redução da pressão arterial > 10mmHg em relação ao basal e o aparecimento de sopro sistólico.

Uma depressão descendente do ST > 2 mm nos primeiros 3 minutos de exercício e que persistem após 5 minutos de recuperação aponta lesão grave.

Quanto mais extensa as lesões (distribuição pelas derivações mais graves a doença e pior o prognóstico. Um resultado acentualmente positivo ou de alto risco indica a realização do cateterismo cardíaco para avaliar a indicação de revascularização miocárdica por angioplastia ou cirurgia.

PROCEDIMENTO

Existe muitos tipos distintos de testes de esforços. A maioria inclui as seguintes etapas:

1. Colocar os eletrodos de região sobre o tórax do paciente ( ver descrição da ECG) e acoplar esses eletrodos a um monitor.Aplicar também um aparelho de registro de pressão arterial.

2. A medida que o paciente caminha sobre uma esteira elétrica ou pedala uma bicicleta ergométrica,caso a caminhada não seja possível,a ECG computadorizada e os aparelhos de monitoração cardíaca registram o desempenho.O paciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com