TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESA TAPASSANDO LTDA

Dissertações: EMPRESA TAPASSANDO LTDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

QUESTOES

4 CONCLUSÃO 7

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer os Fundamentos da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

PROPOSTA DE TRABALHO

A Empresa Tapassando LTDA,

Diante da situação hipotética ocorrida no seu local de trabalho, solucione as seguintes questões:

1- A atitude da supervisora foi correta? Justifique.

A revista íntima é utilizada pelas empresas com o objetivo de defender e preservar o seu patrimônio e seus interesses. No entanto na maioria das vezes é utilizada deforma lesiva, violando a honra e dignidade de seus empregados, ocasionando diversas discussões sobre o tema. Por óbvio que ao ser contratado, o empregado sofre algumas restrições, pois está sobre o manto do poder diretivo do empregador e deve seguir as normas previamente estabelecidas no contrato de trabalho. Porém, na realidade, o empregado por necessitar do emprego acaba aceitando certas condutas inapropriadas por parte do empregador, que maculam sua dignidade e lhe expõe a situações vexatórias.

O empregado, em caso de revista íntima abusiva, pode se recusar a tal procedimento. No entanto, essa conduta não será bem vista pelo empregador e consequentemente irá gerar problemas no ambiente de trabalho.

Embora, o artigo 373-A da Consolidação das Leis do Trabalho proíba a revista íntima realizada em mulheres, o Poder Judiciário utiliza por analogia o mesmo critério para penalizar essa prática quando um funcionário do sexo masculino é submetido a essa conduta, em face do princípio da igualdade previsto na Constituição Federal. É importante ressaltar que após o Poder Judiciário aplicar diversas multas e penalidades, as empresas passaram a adotar uma sistemática preventiva, visando evitar a revista abusiva nos seus funcionários e assim, obstar a condenação em indenização por danos morais.

2- A revista foi uma atitude adequada, eficaz e legal para resolver o problema do sumiço de mercadorias?

Não. A revista causa constrangimento e desmotivação aos funcionários. Outras medidas administrativas e até mesmo não punitivas podem ser adotadas como forma de solucionar o problema.

3- Ana poderia ajuizar uma acção trabalhista requerendo a sua reintegração ao emprego, a conversão da justa causa em despedida sem justa causa e/ou indenização por danos morais? Faça uso da legislação e dos princípios trabalhista.

A revista realizada por cautela, em bolsa e sacolas dos funcionários, geralmente, não enseja o pagamento de danos morais, desde que não extrapole os limites do poder de proteção do patrimônio da empresa. Sendo certo que deve ficar claro que o intuito da empresa é preservar seus bens, a fim de tutelar os seus direitos, exercendo seu poder de fiscalização.

Se por um lado a Constituição Federal legitima a revista dos empregados como forma de defender o patrimônio do empregador, com arrimo no direito de propriedade (art. 5º, XXII), por outro lado, ela também afasta a viabilidade jurídica de condutas fiscalizatórias do empregador que afrontem a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem do empregado (art. 5º, X), sua liberdade (art. 5º, caput), ou que o submeta a tratamento desumano ou degradante (art.5º, III). No caso específico das mulheres, a Consolidação das Leis do Trabalho possui preceito vedatório expresso de revista íntima em trabalhadoras (art. 373-A, VI).

4-Como Administrador, que atitudes você poderia tomar a fim de minar ou reduzir esses conflitos?

A instituição de operários no intuito de averiguar a causa de descontentamentos. Formas indiretas de salário, tais como cesta básica, funcionário destaque, ticket e outros podem melhorar o nível de satisfação. Reuniões com as equipes, integração de funcionários e outras praticas administrativas tendem a melhorar o clima organizacional.

5- Escolha uma das alternativas apresentadas acima e justifique sua escolha .

Gratificação individual. Funcionário destaque no mês. Em forma de dinheiro para que utilize da melhor forma que achar.

6- Aplicando as regras da estatística, construa uma tabela de distribuição de frequências agrupando a idade dos empregados mulheres em classes. Calcular a frequência relativa e a porcentagem de colaboradores em cada classe.

Obs; Calcular o numero de classes (K) aplicando a Regra de Strurges.

TABELA

Classe Média Classe Freq. Freq Relativa Freq Acum

11 a 18 14,50 1 3% 1

19 a 26 22,50 7 18% 8

27 a 39 33,00 21 53% 29

40 a 47 43,50 9 23% 38

48 a 55 51,50 2 5% 40

Soma 165 40 100%

n= 40

k = 7

REGRA DA RAIZ QUADRADA

K 6,32455532

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com