TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESA supermercado varejista no bairro

Projeto de pesquisa: EMPRESA supermercado varejista no bairro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório Final apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Gestão Financeira na Faculdade Anhanguera, sob a orientação da Tutora EAD Monique M. M. de Lima.

São Paulo /SP

2013

RESUMO

O objetivo desse trabalho e elaborar um plano de negocio para abertura de um supermercado varejista no bairro do Jd. Progresso – zona sul de São Paulo. Dessa forma essa ferramenta do plano de negocio visa minimizar os riscos e estabelecer um guia para sucesso do novo estabelecimento. O estudo do caso com a estratégia de pesquisa exploratória não problemática, através de pesquisas com potenciais clientes do setor varejista, além de analise quantitativa das entrevistas com os concorrentes do bairro e parceiros do empreendimento proposto. Com base nos resultados obtidos verificou-se que sem essa ferramenta que muito nos auxilia seria difícil o planejamento do empreendimento, pois nele foi possível planejar a empresa de acordo com a necessidade e o ambiente onde ela será montada.

PALAVRAS CHAVES: Empreendimento

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 6

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS 7

3.1 ANALISE DE MATRIZ SWOT 8

3.1.1 FORÇAS 8

3.1.2. FRAQUEZAS 8

3.1.3 OPORTUNIDADES 9

3.1.4 AMEAÇAS 9

3.2 ASPECTOS FINANCEIROS 9

3.2.1 CAPITAL DOS SOCIOS. 9

3.2.2 FLUXO DE CAIXA. 10

3.2.4 LUCRATIVIDADE 10

3.2.5 CAPACIDADE ADMINISTRATIVAS, DE SUPERVISÃO E DE OPERAÇÃO: 10

3.3 AMBIENTAL SOCIAL: 11

3.4 RECURSOS FISICOS 12

3.5 PROCESSO DE PRODUÇÃO 12

3.6 FORNECIMENTO DE MATERIAS – PRIMAS 13

3.7 MERCADO 13

4. Considerações Finais e Sugestões 15

5. Referências Bibliográficas 16

INTRODUÇÃO

Esta segunda Etapa do Prointer contempla a implantação no primeiro semestre de 2013 (dois mil e treze), de um mercado de pequeno porte, que atuará no setor de comércio varejista no ramo de alimentos.

O ramo de negócios escolhido tem como público alvo pessoas de todas as idades nas em especial a faixa etária de 21 a 40 anos e em especial o publico feminino a e várias classes socioeconômicas, moradoras da região do que buscam acesso fácil, qualidade e preços baixos.

A empresa ira investir em um bom atendimento, na higiene do ambiente e dos produtos e na qualidade dos mesmos. No entanto a empresa visa proporcionar uma mudança na vida dessas pessoas do bairro , sempre inovando seus produtos para atender aos diferentes tipos de consumidores.

realizações.

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Será divulgada a própria realidade de acordo com a descrição das características informada em entrevista pelo proprietário da empresa, em pesquisas de campo, conversas com clientes e, feito pelas pesquisadoras.

Esse trabalho deve ter sua importância justificada, tanto para o acadêmico que o desenvolve, como para as organizações que possibilita a realização do mesmo.

Associar a teoria absorvida durante o período de estudo, colocando em prática, todos estes conhecimentos e desta maneira adquirir uma visão crítica da realidade organizacional e social de uma empresa, é uma oportunidade impar.

Já do ponto de vista da organização, principalmente tratando-se de uma empresa de pequeno porte, ter um estudo que possibilite melhor penetração na área supermercado, analisando a percepção dos clientes em relação aos serviços prestados e a qualidade no atendimento por este estabelecimento, pode lhe dar a oportunidade de avaliar melhor suas atividades.

Desta forma, identificando o perfil do consumidor e as suas necessidades diárias, dando a entender que estudos e análises desses clientes passarão a ser feita, vindo a favorecer não somente o proprietário que conhecerá melhor o seu cliente, mas o próprio cliente, que ficará ciente de que a empresa pretende investir cada vez mais no serviço e no atendimento prestado atualmente.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

À medida que uma empresa cresce em tamanho e complexidade, cresce também o número de decisões e ações, que devem ser tomadas no dia-a-dia, tendo relevância estratégica de curto e longo prazo. Isso se torna mais intrigante, devido às turbulências do ambiente nos dias atuais, necessitando que o setor empresarial crie ações, que consolidem suas estratégias para o desenvolvimento e posicionamento das empresas perante esse novo mercado tão instável.

Segundo Silva Filho (2005) o objetivo da estratégia não é somente a adaptação da empresa ao meio ambiente, mas, a partir da análise das forças competitivas, analisar o potencial da organização e a necessidade de adotar estratégias que consigam fazem com a empresa supere as ameaças ou aproveite as oportunidades ao negócio.

Segundo Maximiano (2005, p.57), “a principal razão para invenção do estudo dos tempos, do qual surgiu a administração científica, foi a busca da precisão paradefinir o valor dos salários. As atividades administrativas deveriam ser fundamentadas e estudadas, abrindo mão do empirismo e da improvisação. Taylor, através de várias análises, concluiu que o funcionário estaria produzindo muito menos do que era capaz (GIL, 2001).

Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência na medida em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com