TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFASE NA COMPETENCIA E COMPETITIVIDADE

Ensaios: ENFASE NA COMPETENCIA E COMPETITIVIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA4: ÊNFASE NA COMPETÊNCIA E NA COMPETITIVIDADE; A ADMINISTRAÇÃO HOJE E AS TENDÊNCIAS PARA O FUTURO

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Kim (1993) afirma que as organizações aprendem por meio dos indivíduos que as compõem. Para esse autor, aprendizagem organizacional são as estratégias utilizadas por uma determinada organização para promover o compartilhamento das aprendizagens individuais e grupais.

Para que ocorra transferência de aprendizagem, faz-se necessário que existam condições no ambiente organizacional e, normalmente, as altas gerências das empresas procuram incentivar treinamentos, para criar condições favoráveis para a aquisição de conhecimento, bem como para que ocorra a transferência de aprendizagem. Segundo Goldstein (1991), treinamento é uma forma de aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho, obtido por meio da análise de tarefas e princípios da tecnologia instrucional. Já para Wexley (1984), treinamento é visto como um esforço planejado de uma organização para facilitar a aprendizagem de comportamentos exigidos pelo trabalho.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

O conhecimento desempenha um papel fundamental na história, sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas "saber muito" sobre algo não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas.

O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

CAPITAL INTELECTUAL

O capital intelectual engloba todos os ativos intangíveis de uma organização, separados em três classificações: capital humano, capital estrutural e capital de relação.

O capital humano se refere às habilidades técnicas, competências sociais e motivações da administração e dos funcionários, além das patentes e direitos autorais. Isso significa que ele é a fonte de inovação e renovação da companhia.

Nesse sentido, o capital estrutural é definido como a estrutura organizacional e os processos que tornam possível o desenvolvimento e aplicação do capital humano dentro da empresa, ou seja, ele permite que o capital humano crie valor para a companhia.

A última classe, o capital de relação, se refere ao conhecimento e relacionamento com clientes e fornecedores, além da eficiência de recrutamento. Esse ativo é tão importante que alguns economistas afirmam que é nele que o fluxo de caixa começa.

EMPRESAS

As empresas representam um tipo de organização: a organização focada no lucro. As empresas de hoje são diferentes das de ontem e, provavelmente, amanhã e no futuro distante serão ainda mais diferentes. Não há duas empresas semelhantes, pois a principal característica das empresas é a sua enorme diversidade: as empresas podem assumir diferentes tamanhos e estruturas organizacionais. Existem empresas dos mais diversos ramos de atividade que utilizam diferentes tecnologias para produzir bens ou serviços dos mais variados tipos.

ADMINISTRADOR

Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção ou déficit orçamentário. Podem atuar em diversas áreas das empresas: Administração de Material/Logística, Marketing, Produção, Organização e Métodos, Recursos Humanos e Relações industriais, Administração Financeira e Orçamentária.

AMBIENTE

O ambiente representa o contexto no qual as empresas existem e operam. Conforme o ambiente passa por mudanças e transformações todo o quadro habitual das operações das empresas é tremendamente influenciado, haja vista as condições ambientais externas às empresas contribuírem fortemente para o que sucede dentro delas.

O ambiente não é uma massa homogênea e estável, uniforme e bem disciplinada, mas um campo dinâmico no qual atua uma multidão de diferentes forças, de diferentes naturezas e dimensões, em direções e sentidos diferentes, mudando a cada momento, pois cada uma dessas forças interfere, influencia e interage com as demais.

TECNOLOGIA

A tecnologia é simultaneamente uma força externa e ambiental que impõe desafios e problemas á empresa, e uma força interna que também lhe impõe desafios e problemas, mais permite maior eficiência na utilização dos seus recursos disponíveis para o efetivo alcance de seus objetivos quando dominada.

O papel da área funcional da tecnologia é crucial para a implementação de qualquer estratégia, especialmente aquelas que focalizam a exploração de novas oportunidades, a diversificação ou a manutenção de uma posição de liderança na inovação dos produtos e serviços ou seja, o problema básico da função de tecnologia é transformar conhecimento em produtos e serviços.

ESTRATÉGIA

São cursos de ação que procuram viabilizar a realização de objetivos organizacionais que traduzem o aproveitamento de oportunidades e o enfrentamento de ameaças. No processo de definir estratégias, além de ameaças e oportunidades e de pontos fortes e fracos, as organizações devem considerar o próprio produto ou serviço e o estágio em que sua tecnologia se encontra. Para colocá-la em prática, é necessário elaborar e executar planos funcionais, políticas e planos operacionais.

O planejamento estratégico é a função administrativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com