TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ênfase nas Competências e na Competitividade

Artigo: Ênfase nas Competências e na Competitividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Artigo  •  4.936 Palavras (20 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 20

Ênfase nas Competências e na Competitividade

A era da informação trouxe novos desafios e abordagens à TGA (Teoria Geral da Administração). As organizações deixaram de ser vistas como conjuntos integrados de recursos para serem considerados detentores de competências sempre atualizadas, articuladas e prontas para serem aplicadas em qualquer oportunidade.

O mundo organizacional deixa de ser um conjunto de coisas físicas e se torna um universo de competências essenciais para o sucesso dos negócios. Aos contrario de recursos, as competências são dinâmicas, intangíveis, mutáveis e garantidoras da competitividade organizacional.

Aprendizagem Organizacional

O conceito de aprendizagem organizacional ganhou mais espaço nos anos noventa, embora presente haja mais tempo na literatura sobre a teoria econômica e teoria das organizações, a ênfase nesse conceito e sua retomada são atribuídas ao forte valor explicativo que apresenta para os processos de mudança organizacional, lembrando que a preocupação em favorecer aprendizagens emerge um contexto competitivo no qual a inovação em produtos e processos é importante para a sobrevivência das organizações.

Aprendizagem organizacional e a criação de empresas que coloquem em pratica os novos conhecimentos, ou seja, e uma aprendizagem dentro da organização que tem como habilidade de criar e transferir o conhecimento, modificar o comportamento da organização para que ela possua novos conhecimento e perspectivas internas, com isso podendo ganhar mais o mercado em que atua e aumentar a sua grade de produtos ou serviços prestados.

Gestão do Conhecimento

O conceito gestão do conhecimento surgiu no inicio da década de noventa e segundo SVEIBY (1998, p.3), “a gestão do conhecimento não é mais uma moda de eficiência operacional. Faz parte da estratégia empresarial.”

Conhecimento deriva da informação, ele não é simples e nem puro, mas e uma mistura de elementos. E fluido e formalmente estruturado, intuitivo e, portanto difícil de ser colocado em palavras ou de ser plenamente entendido em termos lógicos.

Ele esta dentro das pessoas e por isso é imprevisível e complexo, gestão do conhecimento é um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência e a educação corporativa.

A gestão do conhecimento leva as organizações com mais segurança e eficiência há tomar decisões acertadas com relação à melhor estratégia a ser adotada em relação aos seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclo de vida de produtos e serviços, saber identificar as fontes de informações, sabe administrar os dados e informações, saber gerenciar seus conhecimentos, trata-se da pratica de agregar valor à informação e de distribuí-la.

Portanto gestão do conhecimento e um processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicações dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização, no Brasil para se transformar em empresas que aprendem são necessárias profundas revisões nos valores das lideranças empresariais nacionais, esse é o primeiro passo e talvez o mais importante.

Capital Intelectual

Muitas pessoas têm dificuldades em entender o que é capital intelectual, com o mercado mais exigente as empresas vêm à necessidade em investir em recursos humanos. Há muito tempo atrás esse conceito vem se manifestando em todas as ações da vida nas decisões e ate mesmo na sobrevivência da espécie humana, a pouco tem que as organizações e seus administradores perceberam a influencia e suas implicações nos resultados empresariais. Capital Intelectual é formado por: capital humano, capital estrutural e capital dos clientes.

Na era da Informação o conhecimento está se transformando no recurso organizacional mais importante para as empresas, uma riqueza muito mais importante que o dinheiro, na era industrial o dinheiro predominou sobre os outros fatores hoje me dia ele esta cedendo o lugar para o capital intelectual.

Como base fundamental das operações empresariais, em um mundo onde os tradicionais fatores de produção natural, capital e trabalho já esgotaram e a sua contribuição para os negócios. Hoje em dia as empresas estão investindo muito forte no capital intelectual e com isso aumentar a sua vantagem competitiva ganhando assim mais o mercado que hoje em dia e muito concorrido, trazendo consigo inovações através de idéias. E idéias provem do conhecimento que por sua vez está na cabeça das pessoas.

O capital intelectual esta se tornando um conceito fundamental para as organizações que miram o futuro, para Sveiby o capital intelectual é composto dos seguintes intangíveis:

Uma nova visão do homem, do trabalho e da empresa, Estrutura plana, horizontalizada, enxuta, de poucos níveis hierárquicos, Organização voltada para processos e não por funções especializadas e isoladas, Necessidade de atender ao usuário - interno e externo - e, se possível, encantá-lo, Sintonia com o ritmo e natureza das mudanças ambientais, Visão voltada para o futuro e para o destino da empresa e das pessoas, Necessidade de criar valor e de agregar valor as pessoas, a empresa e ao cliente, Criação de condições para uma administração participativa e baseada em equipes, Agilidade, flexibilidade, dinamismo e pro ação, Compromisso com a qualidade e com a excelência de serviços, Busca da inovação e da criatividade.

Administração hoje e tendências para o futuro

Todos nos sabemos que com a globalização as relações entre as organização mudou muito nos anos e puxou as organizações para a era da informação, onde víamos produtos e serviços agora vemos soluções integradas e solução completa, até colocar tudo em funcionamento.

As principais tendências para o futuro e a valorização dos colaboradores, muitas organizações priorizam a qualidade de vida dos mesmos oferecendo lhes muitos benefícios, do convenio medico até escolas para seus filhos, isso ocorre por que os grandes administradores perceberam que quando um colaborador não esta preocupado com problemas fora da organização ele rende mais do que se espera, levando isso em consideração pode se dizer que sendo assim o colaborador atende melhor o seu cliente e as necessidades da empresa.

Temos muito exemplo de que valorizar o capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com