TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Casos: ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/7/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 3

Programa de Pós-graduação - WPós

Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho Turma: xxxxx

Disciplina: Gerência de Risco Professor-tutor: Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira

Aluno (Nome completo): Diego Conrado Hemann

Atividade: Unidade 2 – Atividade 2

Em qual cidade voce gostaria de morar? Se voce respondeu A, estará dentro da grande maioria, que acha “normal“ morrerem 1.000 pessoas por ano em acidentes de transito, mas não admitem. Na cidade B, um acidente unico pode gerar 10.000 mortes, mesmo que sua probabilidade seja baixa.

Ao analisar as cidades A e B, nos referindo ao grau de risco de acidentes fatais, existem fatores que precisam ser levados em consideração, como a probabilidade de risco e a gravidade do acidente, que nesse caso são inversamente proporcionais, ou seja, se um é mais provável, terá menos risco. Por isso, é importante no momento de optar entre uma cidade e outra, verificar quais medidas são adotadas, afim de diminuir os riscos em ambas as cidades.

A cidade A, onde o problema está nos acidentes de trânsito, tem-se uma diversidade muito maior de variáveis envolvidas. Sendo possível modificar o quadro da cidade A, executando algumas medidas, como estudos sobre o trânsito, verificando quais locais há maior incidência de acidentes, quais tipos de acidentes são mais graves, fatores que influenciam nos acidentes entre outros. Após essa análise e coleta de informações, fazer uma planejamento, onde devem ocorrer mudanças, como: reestruturação de rodovias; mudanças nas leis referente aos projetos de veículos; instalação de fiscalização de velocidade de vias, leis mais rígidas aos condutores; programas que conscientizem motoristas; etc. Tudo isso pode mudar totalmente o quadro apresentado acima.

Já a cidade B, os acidentes são relacionados às forças da natureza, onde é impossível impedir sua ocorrência, são acontecimentos imprevisíveis e incontroláveis, nesse caso o que poderia ser feito são técnicas preventivas, como treinamentos de evacuação, e também no caso de terremotos, projetos que suportem melhor as vibrações provocadas pelos terremotos. Em alguns países é possível observar que os prédios são projetados para sustentar vibrações de determinados níveis, isso ajuda a evitar desabamentos de estruturas, onde muitas pessoas são mortas, um exemplo é a cidade de Tóquio no Japão, onde os terremotos são constantes, e além da previsão do tempo, tem o abalo sísmico do dia. Algumas medidas de prevenção podem ser adotadas, como treinamentos de evacuação, e procedimentos durante e depois do abalo sísmico.

Cidades como Tóquio, são projetadas, pensadas, pois já tem um histórico de terremotos, já cidades menos desenvolvidas, onde as pessoas ficam a mercê da sorte, fica mais arriscado de morar, e também mais complicado se readequar à esses problemas, pois teriam que passar por uma readequação nas edificações, no comportamento das pessoas, na educação das pessoas, tornando o projeto caro, demorado ou até mesmo inviável de vários pontos de vista. Certo é que quando tratamos de problemas relacionados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com