TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIO DE UMIDADE

Ensaios: ENSAIO DE UMIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

1. RESUMO

Foi feita a preparação da amostra para ensaios de caracterização, pegamos uma amostra que estava em processo de secagem foi feito o quarteamento da mesma, ou seja a amostra é dividida em duas partes sendo uma delas descartada e a outra é pesada para obtermos 1500 gramas. Em seguida foi feito o destorramento para que possamos passar a amostra na peneira de 2mm. O material que ficou retido na peneira de 2mm foi separado para ser peneirado futuramente em peneiras maiores. O material restante foi separado da seguinte forma.

Mais ou menos 50 gramas para umidade hidroscopica sendo colocado na cápsula 29 com o peso de 15,72 gramas e com o solo úmido dando um total de 90,33 gramas.

Mais ou menos 70 grams para granulometria das frações < que 2,00mm .

Mais ou menos 100 gramas para densidade real (foi utilizado 100 gramas pois o laboratório da universidade só possui picnômetro grande).

A fração desprezada da amostra é passada na peneira numero 40. O material restante foi separado da seguinte forma.

Mais ou menos 70 gramas para limite de liquidez.

Mais ou menos 50 gramas para limite de plasticidade.

Após a separação das amostras, foi utilizado uma porção da amostra descartada do segundo peneiramento, para fazermos o primeiro ensaio. Como este solo tinha pouca umidade foi colocado um pouco de água para o teste se tornar mais próximo da realidade.

Método da estufa

Pesou-se uma cápsula de número 36, seu peso foi de 16,76 g. Em seguida colocou-se o solo úmido na cápsula e obtivemos o peso de 55,36 g. Após a pesagens o material foi colocado na estufa juntamente com a amostra de umidade higroscópica por 24horas. Após este período o material foi pesado e obtivemos o peso de 51,41g.

Método do Álcool

Pesou-se a cápsula mais o suporte e obtivemos o peso de 33,59g. Em seguida colocou-se o solo úmido na cápsula e obtivemos o peso de 67,92g. Foi adicionado álcool ao recipiente aonde se encontrava o solo úmido e foi posto fogo. Repetiu-se o procedimento anterior por mais duas vezes. Por fim pesamos a cápsula junto com o suporte e o solo seco e obtivemos o peso de 63,96g.

Método Speedy

Foi estimado pela experiência do professor que a umidade no solo seria de 10% e consultando a tabela do método Speedy tivemos a orientação de separar 20g de solo úmido. Apos o material ser pesado, foi colocado dentro do recipiente metálico juntamente com duas esferas de aço e uma ampola de carbureto de cálcio. O recipiente foi fechado, balançado para que a ampola fosse quebrada e o material misturado. Aguardamos até a pressão ser estabilizada. Apos algum tempo foi marcado no manômetro o valor de 1,00 e verificando na tabela obtivemos o valor de 5,2% de umidade.

2. OBJETIVOS

Medir o teor de umidade da amostra de solo através dos métodos da estufa, álcool e Speedy, sendo utilizado uma amostra de solo já existente no laboratório.

3. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Para preparação das amostras: quarteador, balança, equipamento de destorramento, peneira de 2.00mm e 0.42mm.

Método da estufa: balança, balança de precisão, estufa, dissecador e cápsula .

Método do álcool:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com