TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIOS. Corrosão em lâminas de cobre

Resenha: ENSAIOS. Corrosão em lâminas de cobre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Resenha  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  366 Visualizações

Ensaios

Corrosão em lâmina de cobre. Este ensaio é usado para combustíveis, solventes, óleos e graxas lubrificantes. Consiste em deixar uma lâmina de cobre imersa, por determinado tempo, no produto aquecido. De acordo com a descoloração da lâmina, em comparação com uma escala, determina-se o grau de corrosão (CARVALHO, 2008).

Propriedades de Extrema Pressão: É a capacidade que um lubrificante possui de suportar pressões elevadas, evitando que as superfícies em movimento entrem em contato direto (CARVALHO, 2008).

Proteção Antiferrugem: Mede a proteção conferida por aditivação específica do óleo à superfície de peças ferrosas e suas ligas, quando expostas a condições de umidade elevada, por longo período (SANTOS, 2012).

Resistência à Oxidação: Os óleos básicos refinados contêm inibidores naturais à oxidação, na forma de compostos de enxofre e nitrogênio. Essa resistência pode ser melhorada através de modificações do processo de refino e adição de aditivos específicos (antioxidantes). Existem diversos tipos de ensaios para medir a resposta de óleos básicos ou aditivados, quando expostos aos processos oxidantes. Os resultados de ensaios de oxidação forçada podem ser usados para estimar, comparativamente, o tempo de vida útil de óleos destinados a uma mesma aplicação (SANTOS, 2012).

Perda por Evaporação: Verifica a tendência de volatilização dos óleos, com a perda dos componentes leves presentes, em altas temperaturas. As condições do teste são pré¬ estabelecidas: temperatura, tempo de duração e pressão do teste (CARVALHO, 2008).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com