TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIOS DE TRAÇÃO

Trabalho Escolar: ENSAIOS DE TRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Ensaio de tração

É a aplicação de um esforço crescente na direção axial de um corpo de provas com o objetivo de alongar o material até sua fratura. Os esforços realizados durante o ensaio são medidos na própria máquina.

Todo o corpo de prova que está sujeito a ensaio de tração deve seguir normas de dimensões padronizadas nacional e internacionalmente, além de considerar a capacidade da máquina de tração.

Como existem diferenças entre os materiais que são utilizados como corpo de prova é utilizado o método de conceito de tensão convencional ou tensão de engenharia para reduzir essas diferenças.

A finalização do ensaio de tração é considerada na maioria dos casos quando o material ensaiado atinge a ruptura.

Limite de resistência a tração

O limite de resistência a tração é a máxima tensão que o material suporta sem que aconteça a ruptura do mesmo. O objetivo do cálculo do limite de resistência a tração é especificar os materiais que deverão ser utilizados no projeto desejado.

Tensão de ruptura

A tensão de ruptura é a tensão na qual acontece a ruptura do material. Durante o ensaio conseguimos observar quando o limite de tensão de ruptura é inferior ao limite de resistência a tração, pois há um decréscimo de carga quando o material é submetido a uma tensão máxima suportada.

Limite de escoamento

O limite de escoamento é o inicio da fase plástica onde ocorre um crescente número de deformações sem que aconteçam mudanças de tensão, devido a isso teremos um grande alongamento do material oscilando na velocidade de deformação.

Estricção

Estricção também conhecida como limite de conformação é quando há a redução da área transversal de um corpo de prova onde há ruptura. Esse processo acontece devido à deformação localizada em algum ponto do corpo de prova.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com