TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTENDIMENTO E REFLEXÕES SOBRE PROBLEMAS DE PRÁTICA

Projeto de pesquisa: ENTENDIMENTO E REFLEXÕES SOBRE PROBLEMAS DE PRÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.592 Palavras (15 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 15

Unidade de Ensino: Uniderp – Palmas/PR

Curso: Pedagogia

Disciplina: Didática e Prática de Ensino

Nome: Graziela Eliza Galletti RA: 444186

COMPREENSÕES E REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA

DOCENTE REFLEXIVA

Tutor: Nathiely Juliana Ribeiro

Palmas, Março de 2014

INTRODUÇÃO

A disciplina de didática se destaca pelo processo de ensino-aprendizagem contribuindo para a formação do educador, possibilitando métodos de como o professor deve se organizar e planejar seus métodos pedagógicos. A Didática possibilita o contato com as escolas e os alunos através dos estágios que fazem parte do conteúdo da disciplina, é através da experiência com a prática pedagógica que o acadêmico vai ter uma noção de sua atuação como profissional.

A didática tem um papel fundamental, nos cursos de licenciatura, constituindo uma a disciplina que orienta para a prática pedagógica reflexiva atuante no processo de aprendizagem sistematizando os pontos relevantes da aprendizagem. Possibilitando o desenvolvimento da capacidade crítica dos professores em formação para que os mesmos analisem de forma clara a realidade do ensino. Articulando os conhecimentos adquiridos sobre o como ensinar e refletir sobre para quem ensinar, o que ensinar e o por que ensinar.

PROJETO: CANTANDO TAMBÉM SE APRENDE

PÚBLICO ALVO: 1º ano – 5 à 6 anos.

HISTÓRICO DA ESCOLA ALVO DO PROJETO

A primeira escola a funcionar no Bairro Lagoão foi fundada em 1936, chamada Prédio Escolar, que funcionava onde é o pátio de caminhões da Estrela Industria de Papel, em frente ao pavilhão da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Era mantida com recursos próprios. Era uma casa velha, grande e com sótão. Tinha como professores: Zulmira Mikilita, Tereza Bannack entre outras.

Mais tarde passou a chamar-se Escola Isolda Coronel Rutilio Ribas, situada no bairro Lagoão, próximo ao Zizico, onde funcionou ate o ano de 1967. No dia 22 de setembro de 1967 a fundepar efetuou a entrega do prédio escolar, localizado a Rua Pedro Siqueira Cortes nº. 381 no bairro Lagoão.

Em 1974 iniciou a antiga 5ª serie do ensino de 1º grau pelo decreto nº 4.400/77 de 22/12/1977,passando a fazer parte do complexo escolar coronel domingos soares, com o nome de Escola Estadual Padre Ponciano Jose de Araujo.

Em 1991 pelo decreto lei nº 1329/91, que trata da municipalização das escolas, a qual foi desmembrada as turmas de 1º a 4º series, ficando localizada no mesmo prédio, mas com o nome de Escola Municipal Profª Nerasi Menin Calza, homenagem essa a professora Nerasi Salete Menin Calza.

Para assumir a direção foi designada temporariamente a profª Soeli Stedille Zabott que contava com 20 salas de aula, de pré a 4ª serie, com 630 alunos e 39 funcionários.

Nesse mesmo ano houve eleição para direção da escola onde foi eleita a professora Marli T. Menin de Andrade que a partir de 2 de janeiro comandou a direção da escola.

Em 1993 foi nomeada diretora a professora Maria Aparecida Mattana. Em 1994 foi eleita como diretora a professora Irondina Lopes de Souza.

EM 1997 assume como diretora a Profª Cristiane Aparecida Menin Rodrigues por indicação sendo eleita pelos pais em 1998 juntamente com a vice-diretora Profª Maria Conceição Bannack, ficando no cargo até 2004.

Em 2004 a escola passou a funcionar em um novo complexo escolar na Avenida Governador Pedro Veriato de Souza no bairro Lagoão sobre a direção da profª Rosana Celli Antonelli e vice profª Silvana Hammerschimidt nomeadas pela administração vigente na epoca.

Atualmente a escola conta com aproximadamente 60 professores, 20 funcionários e 1092 alunos do 1º ao 5º ano no período diurno e turmas de EJA no período noturno.

O ideb atual é de 4,2.

JUSTIFICATIVA

A maioria dos educadores tem conhecimento da importância do lúdico no ensino aprendizagem e da relevância em proporcionar as crianças atividades que desenvolvam suas habilidades.

Entre as várias atividades lúdicas que podem ser propostas às crianças a música é uma das que mais trazem resultados positivos para a aprendizagem. Ela deve fazer parte da rotina escolar principalmente dos alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais.

Através da música desenvolve-se o raciocínio, a comunicação e interação social, desenvolvendo habilidades de associar temas das variadas matérias através de paródias elaboradas pelos alunos com a ajuda dos professores.

Conforme estudos de psicólogos e psicoterapeutas, a música desenvolve o lado direito do cérebro e conseqüentemente possibilita a aprendizagem de novos conhecimentos, assim acredita-se que as pessoas que tem contato direto com a música tem um aprendizado bem maior que as demais.

O uso correto da música certamente dará bons resultados na sala de aula, ajudando tanto na concentração quanto no relaxamento mental antes, durante e depois da realização de alguma atividade escolar. Sendo uma atividade divertida, que ajuda na construção do caráter, da consciência e da inteligência do indivíduo. Os sons harmoniosos fazem com que os alunos se divirtam, aprendendo naturalmente.

A música é considerada uma excelente fonte de trabalho escolar porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir ideias e informações, fazendo parte da comunicação social.

Segundo Chiarelli (2005), a música é importante para o desenvolvimento da inteligência e a interação social da criança e a harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão Para ele a música é essencial na educação, tanto como atividade e como instrumento de uso na interdisciplinaridade na educação infantil.

De acordo com Nogueira (2003, p.01) a música é entendida como experiência que acompanha os seres humanos em praticamente todos os momentos de sua trajetória neste planeta. E, particularmente nos tempos atuais, deve ser vista como umas das mais importantes formas de comunicação.

Para ser significativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com