TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA SOCIAL BRASILEIRA E SEUS PRINCIPAIS DILEMMAS

Tese: ESCOLA SOCIAL BRASILEIRA E SEUS PRINCIPAIS DILEMMAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Tese  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

A ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA E SEUS PRINCIPAIS DILEMAS

3.1 Diferenças culturais e sociais - suas implicações na prática escolar

As diferenças culturais entre outras se manifestam em todas as suas dimensões e explicitam cada vez com maior força. Porém, no âmbito da educação essas diferenças muitas vezes são ignoradas, na maioria dos casos, os educadores nem percebe que o país é pluriétnico e que a instituição de ensino é o melhor ambiente para refletir no que cerne as diferentes culturais, e suas contribuições na desenvolvimento do nosso povo. Portanto, pensar uma educação escolar que integre as questões étnico-raciais significa progredir na discussão a respeito das desigualdades sociais, das diferenças raciais e outros níveis e no direito de ser diferente, ampliando, assim, as propostas curriculares do país, buscando uma educação mais democrática (CADAU, 2014).

3.2. A exclusão das classes populares do acesso à cultura letrada

A exclusão na escola no que cerne ao acesso à cultura letrada se esboça, fundamentalmente, como uma questão social que envolve os problemas no acesso à educação, um empecilho histórico no Brasil, ainda a ser resolvido, considerando a ausência de políticas públicas a ele relacionadas. Constata-se, assim, uma conjuntura de miséria social e de grande desigualdade socioeconômica, um problema peculiar da sociedade brasileira, esta realidade tem sido perpetuada pela histórica omissão do Estado, com consecutivas políticas públicas inábil e incompletas.

3.3. Adesão, resistência e valores culturais

O novo público que freqüenta a escola, sobretudo adolescente e jovem (19), passa a constituir no seu interior um universo cada vez mais autônomo de interações, distanciando das referências institucionais, trazendo novamente, em sua especificidade. Barrère e Martuccelli (2000).

GLOBALIZAÇÃO, NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO.

5.1 Movimentos Sociais e Políticas Públicas para a Educação;

A expansão do sistema educativo tem sido apontada como evidência no acesso ao ensino das classes desfavorecidas e concomitante transformação estrutura sócio profissional.

No Brasil, as políticas sociais, econômicas e educacionais continuam se delineando de acordo com as propostas do mercado mundial. “É preciso fazer os ajustes necessários para que o país se desenvolva em sintonia com as outras nações!”, este é o tom dos discursos do governo. Modernização na educação (assim como na indústria), diversificação, produtividade, eficácia e competência, são as palavras de ordem. De certo modo, esta mentalidade tende a se cristalizar, o que representa um grande perigo para o campo educacional: ao se regular segundo a lógica da competição, não estaria a escola esvaziando seu sentido, ou contradizendo seu papel (ANDRIOLI, 2011).

5.2 Globalização e formação de Identidades coletivas em educação

Um dos grandes problemas da globalização é a questão da homogeneização da cultura e o desrespeito pelas particularidades regionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com