TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO

Artigos Científicos: ESTAGIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  1.347 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

MARIA VANUZA SANTOS OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

Trabalho do Curso de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II.

Orientadores: Professora. Adarly Rosana Moreira Goes.

REMANSO

2013

ANEXO I

Plano de Estágio III

1 – Identificação

a) Nome do estagiário: Maria Vanusa Santos Oliveira, ead00168945 7°semestre letivo.

b) Nome da instituição campo de estágio: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Av. Arthur Castelo Branco nº 164 quadra 10 Remanso- BA.

c) Projeto – PAEFI

d) Nome do supervisor de campo: Patrícia Ribeiro Ferreira Pimenta

CRESS: 6909 5ª Região

e) Período previsto para a realização do estágio: 19/04/2013 a 30/05/2013

f) Dias e horários de estágio: Segunda-feira a Sexta-feira – 9:30h às 12:00h e 14:00h às 17:00h

2 – Justificativa

O CREAS oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, objetivando potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. Promover o conhecimento do problema da violência domestica contra a mulher, traçando medidas preventivas denunciando, informando o acesso a rede de apoio social, buscando incluir a mulher e elevar sua condição de cidadania.

O serviço social vem contribuído através dos serviços prestados, sendo fundamental a participação no quadro funcional do programa exercendo importante papel da inclusão e proteção social, acompanhamento psicossocial e jurídico individualizado a idosos portadores de necessidade especial, mulheres, crianças, e adolescentes que se encontram em situação de violação de direitos e de violência expresso em maus tratos, negligencia, abandono, descriminações, dentre outros, resgatando vinculo familiares e sociais rompidos, apoiando a construção ou reconstrução de projetos pessoais e sociais.

3 – Objetivos

3.1 – Objetivo Geral

- Proporcionar ao estagiário um aprendizado teórico e pratico no cotidiano no fazer profissional, apresentado todo trabalho interdisciplinar e multidisciplinar mostrando as dificuldades e desafios da realidade existentes na instituição e na comunidade sendo assim, aprimorando com seus conhecimentos, onde é um meio através do qual será possível decifrar a realidade e clarear a condução do trabalho a ser realizado ao longo do seu processo formativo.

3.2 – Objetivos Pedagógicos:

- Possibilitar ao aluno a identificação ao espaço de intervenção profissional.

- Possibilitar aproximação do exercício profissional e sua importância para a população usuária do serviço social.

- Identificar as políticas sociais implantadas na instituição e sua importância para a instrumentalização do exercício profissional.

- Relacionar as expressões da questão social no município em que o aluno está inserido.

4- Supervisão de Campo:

A supervisão de campo é um espaço fundamental no qual os estagiários se deparam com a realidade, colocando em pratica os conhecimentos aprendidos em sala de aula fazendo-se conhecer as variadas formas de atuação profissional em que é permitindo o contato direto com o usuário, através de atendimentos institucionais, visitas domiciliares, estudo de casos, relatórios de visitas, entre outras. A supervisão de campo ocorrerá durante vinte e cinco dias úteis com a carga horária de 6 horas diárias totalizando o período de estagio de 150 horas, que acontecerá tanto de forma grupal como individual, onde será observado e analisada as divergências de opiniões e de atuação de cada área acadêmica, sem nenhum momento fugir a regra das atribuições e competências do profissional de serviço social.

5 - Orientação Acadêmica:

- A dinâmica processual da orientação acadêmica será realizada de forma grupal as quarta-feira das 19:30 ás 21:00, onde terá acompanhamento das atividades co CREAS(Centro de Referencia Especializado de Assistência Social) pela Supervisora Acadêmica, estabelecimento de comum acordo com os estagiários.

6 – Avaliação

A Supervisão de campo é essencial para a qualidade do exercício profissional ao aluno-estagiário. Portanto faz-se necessário que o supervisor de campo oriente, acompanhe e supervisione os acadêmicos nas atividades direcionados as ações do serviço social, sob sua responsabilidade, fazendo-se cumprir a legislação, normas freqüência e participação do mesmo, durante o desenvolvimento do estagio.

Remanso, 30 de Maio de 2013.

______________________ __________________ _______________________

Estagiária Supervisora de Campo Orientadora Acadêmica

Maria Vanuza Santos Oliveira Patrícia R. F. Pimenta Maria Tereza F. Macedo

CRESS 6909 5ª Região CRESS 3964 5ª Região

ANEXO II

FICHA DE SUPERVISÃO DE CAMPO E DE ORIENTAÇÃO ACADÊMICA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL III.

Nome do aluno: Maria Vanuza Santos Oliveira Mês/Maio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com