TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO ENSINO FUNDAMENTAL

Dissertações: ESTAGIO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: ENSINO FUNDAMENTAL

VENÂNCIO AIRES – RS

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de estágio Ensino Fundamental apresenta á UTA - Ensino Fundamental Séries Iniciais, no CURSO de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor(a):

PAP Venâncio Aires - RS

VENÂNCIO AIRES – RS

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA 5

2.1 Localizações da escola 5

2.2 Horário de funcionamento 5

2.3 Níveis de atendimento 5

3 DESENVOLVIMENTO 6

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS 10

ANEXO 11

1 INTRODUÇÃO

Com o presente trabalho – Relatório de Estágio: ENSINO FUNDAMENTAL da unidade de aprendizagem – estou descrevendo algumas observações que tive durante o estágio Ensino Fundamental. A instituição é mantida pela rede pública onde Comunidade e Instituições estão unidas pelo mesmo objetivo de promover a melhor maneira de aprendizagem do aluno.

O estágio supervisionado ocorreu em uma escola com espaços educativos da rede pública de ensino onde observei uma sala de aula do 3º ano para poder realizar minha pesquisa e participar de algumas atividades realizadas pela turma. Desta forma pude notar com mais ênfase, e desenvolver o relatório, na cidade de Venâncio Aires, estado do Rio Grande do Sul. A escola oferece educação em dois turnos, manhã e tarde.

Tem também o projeto MAIS EDUCAÇÃO, implantado na escola para crianças de 07 a 17 anos. A variação de idade depende de repetências dos alunos. A instituição tem funcionamento de 8 horas, sendo 4 horas no turno da manha e 4 horas no turno da tarde, assim os pais deixam seus filhos apenas em um turno na escola, e o outro turno podem dispor de mais educação onde abrange alunos de 3 anos até 8 anos. A escola tem matriculado 260 alunos com 33 pedagogos e 4 serventes para outras funções.

Quanto à metodologia usada para o desenvolvimento do Relatório de Estágio Ensino Fundamental, foi preciso recapitular trajetórias acadêmicas significativas, que entre a escolha enfatizou-se nível de Educação Básica. Selecionado o material, foi realizado reflexões, mediante às situações observadas e as especificidades do campo de estudos.Além disso, foi feito uma retomada as unidades temáticas de aprendizagem, por meio de leitura e análises do material desenvolvido. Portanto, o presente relatório de Estágio Ensino Fundamental abordará as etapas da Educação do Ensino Fundamental, caracterizando a instituição de ensino pesquisada de acordo com as especificidades do campo de estudo. Serão, salientadas a vivência na respectiva escola comparando-as aos fundamentos teóricos, onde é despertado um olhar mais crítico, observando as ações positivas e até mesmo as contradições, para então exercitar futuras atitudes pedagógicas significativas, em busca de uma verdadeira educação para todos.

Professores sempre empenhados em fazer um bom trabalho na área da cultura, sempre inovando com afazeres, onde são muito usados os materiais didáticos da escola e muitos confeccionados pelos próprios alunos. Tanto em sala de aula ou em temas de casa, as aulas da rede pública vêm se superando cada vez mais, isso nos mostra que os professores vem se aprimorando cada vez mais para que com isso a cultura não caia no esquecimento, podemos comentar as aulas que são realizadas fora da sala, isso é um aprendizado que pais e alunos gostam e aprovam, onde nossas escolas públicas estão se superando. Os pais também são convidados para participarem das aulas práticas com a Escola, onde o vínculo com a fica ainda maior.

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

2.1 Localizações da escola

2.2 Horário de funcionamento

Manhã: Das 07h30min. às 11h30min. Tarde: Das 13h00min. às 17h00min.

2.3 Níveis de atendimento

*1º Ano B: 20 alunos - sendo 08 masculinos e 12 femininos;

*2º Ano B: 18 alunos - sendo 10 masculinos e 08 femininos;

*3º Ano A: 20 alunos - sendo 12 masculinos e 08 femininos;

*4º Ano A: 25 alunos - sendo 15 masculinos e 10 femininos;

*4º Ano B: 22 alunos - sendo 12 masculinos e 10 femininos;

*5º Ano A: 25 alunos - sendo 16 masculinos e 09 femininos;

* 5º Ano B: 25 alunos - sendo 14 masculinos e 11 femininos;

* 6º Ano A: 24 alunos - sendo 15 masculinos e 09 femininos;

*6º Ano B: 26 alunos - sendo 16 masculinos e 10 femininos;

*7ª Série B: 26 alunos - sendo 10 masculinos e 16 femininos;

*8ª Série A: 25 alunos -sendo 16 masculinos e 09 femininos;

*8ª

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com