TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estagio Ensino Fundamental

Dissertações: Relatório De Estagio Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  3.436 Palavras (14 Páginas)  •  1.637 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ALUNA: LUCINÉIA APARECIDA DA SILVA RU 843306, TURMA: 08/12

ALUNA: MIRIAM TEREZINHA H. HENRICHS, RU 843918, TURMA 08/2012

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRATICA- ENSINO MÉDIO

Relatório de Pesquisa e Pratica -

Profissional Ensino Médio na UTA --

Magistério//Normal Ensino Médio, no curso de

Pedagogia á Distância do Centro

Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local: Simone Terezinha Soares Pinto.

Centro Associado Capitão Leônidas Marques.

CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO............................................................04

2.1 A PESQUISA E A IMPORTÂNCIA PARA FORMAÇÃO

DOCENTE.................................................................................04

2.2 ORIGENS DA FORMAÇÃO DOCENTE..............................07

2.3 EVOLUÇÕES HISTÓRICAS DA PROFISSÃO

DOCENTE.................................................................................09

2.3.3 ANÁLISES DOS DADOS COLETADOS...........................10

2.3.4 ENTREVISTA COM PROFESSORES...............................12

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................12

ANEXO

1. Introdução

Trata-se de um trabalho que foi elaborado na escola Paulo Vl. Os objetivos dessa pesquisa foram observar a convivência entre professor e alunos do ensino fundamental e médio, bem como saber o que o educador e pais pensam sobre a importância desta etapa educacional.

Os objetivos desta pesquisa para nós acadêmicas do curso de pedagogia é adquirir novos conhecimentos, com isso associar e comparar a teoria com a prática, além de que através de pesquisas nos oportuniza crescer quanto profissionais. Também nos oportuniza saber se realmente os professores, estão engajados a transmitir um bom conhecimento, buscando sempre melhorar sua pratica docente o que ajuda bastante no desenvolvimento dos alunos sempre buscando uma forma dinâmica de ensinar.

E para aprofundar mais sobre a pesquisa na escola sobre e ensino Médio eu Lucinéia Aparecida da Silva e Miram Terezinha Henrichs. Fizemos visita em campo na escola Publica/Estadual onde pudemos perceber que realmente a instituição faz cumprir o que esta no P.P.P.

A metodologia utilizada foi através de entrevistas com professores e alunos e direção, alem da observação que nos proporcionou uma melhor interação. As partes que compõem esse trabalho são: caracterização da escola, apresentação dos dados coletados e considerações finais.

Conhecemos, um pouco melhor, características importantes do ensino médio alem de refletirmos sobre analise dos envolvidos diretamente. (diretor, professor e aluno).

“A nova realidade educacional solicita que o processo educativo seja repensado, e que busque novos caminhos, na construção de conhecimentos que poderão inovar a prática pedagógica” (JUSTINO, 2011 p.85)

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 AS DEFINIÇÕES DE EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA PARA ATUAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR.

A pesquisa é a atividade voltada para a solução de problemas e respostas a questionamentos do campo educativo, geralmente através do emprego de processos científicos.

O ensino é considerado uma parte da educação e a sua intenção é a aprendizagem do indivíduo, havendo a necessidade de que aquilo a ser ensinado tenha condições de ser aprendido pelo aluno.

Educação é um conceito mais complexo, se refere ao desenvolvimento da pessoa, sua trajetória de vida, desde o seu nascimento até a sua morte. Ou seja, é tudo o que podemos aprender durante o processo da nossa existência, visto que o ser humano nunca para de aprender (JUSTINO, 2011).

Portanto a pesquisa precisa estar presente na sala de aula, no planejamento do professor e na aprendizagem do aluno, pois ao desenvolver uma pesquisa sobre as determinantes da prática (metodologias, avaliações, conteúdos, processo de ensino-aprendizagem, contexto escolar, focos de problemas etc.) o professor tem acesso a conhecimentos e habilidades que o ajudarão a compreender o porquê daquela ação, se a mesma está em consonância com os pressupostos legais, metodológicos, e se constituem ações significativas, estimulantes e desafiadoras para os alunos. (CORTELAZZO, 2006). A defesa da pesquisa na formação de professores e pedagogos está ancorada na concepção crítica de educação essa contrapõe racionalidade técnica da ação docente. A teoria crítica, para além dos reprodutivistas, “enxerga a racionalidade instrumental/ da tecnologia como um dos aspectos, mas opressivos da sociedade contemporânea”. (KINCHELOE e MCLAREN, 2006, p. 284).Esta racionalidade preocupa-se mais com o método e a eficiência, e esquece a finalidade humanista da razão e da prática humana.

Assim, a teoria-críticareivindica para a prática do professor a condição de práxis, ou seja, a condição de articulação entre a ação do professor e os saberes produzidos a partir de reflexão sobre a ação. O professor crítico interroga sobre as alternativas mais adequadas aos contextos práticos de ensino e aprendizagem e avalia seus resultados em relação a objetivos emancipa tórios. Com base neste pressuposto, existe uma ampla produção teórica nacional e internacional sobre a formação do professor reflexivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com