TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATISTICA - CONCEITOS

Monografias: ESTATISTICA - CONCEITOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

A Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que coleta, analisa e interpreta dados para estudos de fenômenos naturais, sociais e econômicos. É utilizada na obtenção de analise de informações para medição, testes, avaliação de oportunidades, evolução, entre outros, e pode ser desenvolvida em varias ciências.

Mesmo sendo uma ciência relativamente recente na área de pesquisa, essa ferramenta é utilizada desde a antiguidade para obtensão de informações dos habitantes, medir as riquezas, obter informações sobre casamentos e funerais, casos de doenças entre outras situações que levassem ao enfraquecimento do poder militar sobre o povo. Os governantes passaram a realizar pesquisas econômicas para medir a produção de bens, de alimentos e comercio exterior.

Atualmente os dados são disponibilizados para pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade por meio eletrônico, no qual podem ser utilizados para desenvolvimento de suas atividades. A estatística vem expandindo no processo de obtenção, armazenamento e disseminação dos casos, e esta desenvolvendo novas técnicas e métodos de dados para aperfeiçoamento das informações.

Hoje grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação provém de estudos e pesquisas estatísticas como os índices da inflação, desemprego, produção industrial, orçamento, finanças públicas, são um exemplo da aplicação de estatística no dia a dia. O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

A Estatística permite avaliar situações, e pode ser empregada na área médica como meio de tratamento de uma determinada doença, no controle, na evolução, como por exemplo, a AIDS.

As organizações modernas estão cada vez mais dependentes de dados estatísticos e no mercado de trabalho identifica e promove a melhoria da eficiência de vários processos por meio da coleta de dados, planejamento e desenvolvimento dos processos de qualidade.

Na área de Recursos Humanos é possível medir as habilidades dos empregados, salários, treinamentos, avalia o desempenho do quadro funcional, prevê possibilidades de melhorias nos processos, entre outros.

A Demografia utiliza para medir a evolução e características da população, realizar experimentos em grupos de controle para avaliação e tratamentos.

No estudo de Marketing pode ser avaliado a prospecção de oportunidades, analise e desenvolvimento de produtos, decisão relativa ao preço, monitoração e analise do mercado.

A Indústria também utiliza a estatística para medir a quantidade produzida, a necessidade de expansão industrial, testes de produtos, controle de estoques, e avaliar o desempenho na operação.

A Estatística na Produção Industrial utiliza conceitos de controle estatístico onde é possível identificar diretrizes que adere melhor qualidade ao produto, e pode ser identificada pelo cliente. Para medir a o produto diante da qualidade desejada, a indústria de fundição Norte Catarinense que é uma empresa fabricante de produtos automotivos utilizou o conceito de Controle Estatístico de Processo (CEP), para medir sua qualidade.Essa ferramenta é utilizada com o objetivo coletar dados do processo de fabricação a fornecer informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com