TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATISTICA. O Controle Estatístico De Processos

Projeto de pesquisa: ESTATISTICA. O Controle Estatístico De Processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

ETAPA 1 3

Estatística 3

Controle De Processos 3

O Controle Estatístico De Processos (CEP) 3

Estatística Aplicada À Administração E Ao Controle De Qualidade 4

Situações E Problemas Em Que Podem Aplicar Conceitos Estatísticos 5

ETAPA 2 6

PESAGEM DE 100 PC DE CAFÉS DE 250g 6

ETAPA 3 12

Tabela De Frequência (dados coletados da etapa 2) 12

Gráficos Elaborados a partir dos dados Da etapa 3, passo 1. 13

ETAPA 4 14

Variável Peso 14

FONTES E REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

ETAPA 1

Estatística

É a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões. A estatística é a ciência que examina a ocorrência de fatos entre uma população sob forma de amostra, permite realizar estudos sobre o comportamento de uma população em relação a um determinado aspecto. Seus resultados são graficamente analisados, tornando assim mais simples a visualização de variações dos resultados e a parametrização dos dados.

Controle De Processos

Cada processo modela-se de acordo com diversos fatores que podem ser físicos, tecnológicos, operacionais, naturais, normativos e muitos outros variando entre processos. É de fundamental importância o conhecimento total do processo, ou seja, quem coletará os dados deve saber, no mínimo, o comportamento do processo, suas variações, possíveis problemas e consequentemente a solução dos mesmos.

Após a coleta dos dados é fundamental que eles sejam analisados e que padrões sejam definidos, encontrar valores ou fatores de controle que serão chamados de limites de controle e são divididos em três tipos.

O Controle Estatístico De Processos (CEP)

É uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc.

Posteriormente o CEP trará menos trabalho aproveitando melhor os recursos disponíveis e o bem estar dos funcionários que passarão a trabalhar melhor e com metas específicas para cada área, podendo assim implantar outros programas como o plano de remuneração variável (PRV).

Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para implementarem as melhorias possíveis.

Os elementos estatísticos baseiam-se num universo de amostras que podem ser retiradas aleatoriamente, em horários determinados ou em situações determinadas, bastando para isso seguir o conhecido plano PDCA (Plan, Do, Check, Act). Após a coleta dos dados eles devem ser compilados para retirar as informações necessárias sob a forma de gráficos, sendo o gráfico de linhas representado pelo plano cartesiano e graficamente distribuído sob forma de linhas horizontais oscilantes de acordo com o valor de leitura das amostras, onde o eixo y representa os valores e o eixo x representa a linha de tempo de cada leitura.

Estatística Aplicada À Administração E Ao Controle De Qualidade

A estatística é uma ciência importante para a administração e está presente em quase todas as suas áreas. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais as técnicas estatísticas vêm colaborando com os estudos organizacionais. O grande marco da sua colaboração foi no gerenciamento e controle de qualidade, onde o controle estatístico de processo surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção. Este trabalho se propõe a estudar a estatística aplicada à administração, dedicando maior atenção para a área da produção. A metodologia consiste em estudos teóricos sobre a estatística na administração, estudo das abordagens da qualidade e das técnicas estatísticas no controle de qualidade, e a exploração dos softwares estatísticos, SAS e Statistica. Como aplicações foram utilizadas dadas de exemplos constantes na bibliografia. Dos estudos realizados observou-se que o controle de qualidade nasceu como uma solução na redução de custos, de desperdícios, na uniformização e na normalização da produção, auxiliando as empresas a racionalizarem e maximizarem os seus recursos tornando-as mais competitivas e sólidas. Um conjunto de ferramentas essencial no controle de qualidade é o CEP, controle estatístico de processo, que utiliza a metodologia estatística para fazer com que o processo de uma empresa possa ser visualizado, avaliado, modificado e melhorado. A sua principal função é a de monitorar a produção verificando se ela está ou não sob controle estatístico. Estudos recentes na qualidade convergem para abordagem da Qualidade Total, que tem como meta nenhum defeito, e para o Melhoramento Contínuo que defende o melhoramento da produção através de ações de baixo impacto, simples e contínuas.

Situações E Problemas Em Que Podem Aplicar Conceitos Estatísticos

Típicas questões no dia a dia levam a tomadas de decisão:

a) Qual a quantidade de cereal a ser produzida no próximo ano?

b) O acusado é culpado ou inocente?

c) Pode determinado medicamento reduzir o risco de ataque cardíaco?

d) A cotação do dólar deve aumentar na próxima semana?

e) Quem escreveu o poema, Shakespeare, Baco ou Marlowe?

Nenhuma destas questões pode ser resolvida de forma absolutamente precisa por quaisquer teorias existentes. Tomadas de decisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com