TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTICA E FILOSOFIA RESUMO

Monografias: ESTICA E FILOSOFIA RESUMO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

Ética e Filosofia

Resumo PLT 3.45 á 3.5

Apenas para esclarecimento, o resumo trata- se uma parte primeiramente voltada a Santo Agostinho, ou seja, damos continuidade sobre o que o livro trás do filosofo e posteriormente introduzimos São Tomás de Aquino.

3.45 - Filosofia Social

Mostra-nos a idéia segundo Agostinho, que é de instinto natural o homem viver em sociedade desde os tempos da criação do mundo. “O mandato dado por Deus ao primeiro casal – crescei e multiplicai- vos - é a prova inequívoca da vocação original do homem para a vida social.” Aparece da mesma forma com caráter primário, as relações de subalternidade da sociedade perante aqueles que obtinham poder, o que faz com que o poder exerça função corretiva para que se recupere a ética do homem. O exemplo citado no livro foi à expulsão do homem do Éden.

3.46 – A Cidade de Deus e A Cidade dos Homens

Em sentindo místico, sociedades destinadas aos anjos e aos homens. Segundo o livro de José Renato Nalini, são sociedades supra- temporais ocorridos com a queda dos anjos rebelados, que se encerrara com o Juízo Final, alem da dimensão temporal ambas possui dimensão terrena por dividir entre si o gênero humano.

3.47 – A Justiça

Justiça que brota apenas do cristianismo, porém existe ao seu lado uma justiça menos plena, que é a justiça natural que assegura um mínimo de moralidade.

3.48 - A República Cristã

Diz o autor, “O governante perfeito será um governante cristão.”

3.49 – A Guerra Justa

Apresenta uma forma de justificativa a guerra, se executada por meio único a injustiça entres os povos é tolerável. Só pode ser exercida contra inimigos exteriores e se necessário pela finalidade de restaurar o direito.

3.10 – Propriedade

Os bens do mundo só se tornam maus após o uso destinado pelos homens, são os bens meios ordenados para o progredimento dos seres. Assim diz o autor, “A propriedade qualifica- se moralmente pelo espírito de quem tenha sido favorecido pela Providencia. Daí o dever da esmola que transforma a riqueza material em riqueza espiritual.”

3.11 – Textos de Santo Agostinho

O tópico trás textos de Santo Agostinho, no qual deixaremos apenas o comentário de cada texto.

O TEMPO DIMINUI A DOR – Conforme o tempo passe surge novos objetivos, novas esperanças, e com o passar do tempo o passado torna- se apenas recordações que com que a dor diminua.

O QUE É BELO? – Nos atrai, nos chama atenção aquilo que aos nossos olhos é formoso.

LUTA DAS ALMAS EM BUSCA DA VERDADE – Entregamos- nos a busca da verdade, como meio de libertação, se precisa aprender e descobrir essa verdade nesta vida enquanto há tempo.

PALÁCIO DAS MEMÓRIAS – Fala de como funciona nossa mente, como controlamos quando queremos lembrar de algo, e como nossa mente trabalha para trazer essas memórias, diz também como certas coisas irrelevantes cai no esquecimento e de como nossa mente brinca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com