TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de filosofia. Qual a diferença entre mito e a filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Resumo de filosofia. Qual a diferença entre mito e a filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  2.188 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO DE FILOSOFIA

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MITO E A FILOSOFIA?

MITO FILOSOFIA

A lógica do mito repousa em ambivalência Ruptura com a lógica da ambivalência

Crenças e lendas que, de modo simbólico fornecem explicações para a realidade Pensamento positivo que inclui o sobrenatural (não há inferência de agentes divinos na explicação dos fenômenos)

Relatos maravilhosos (explicações fantásticas narradas) Racionalidade (explicações baseadas na razão)

Natureza e sociedade estão confundidas Os elementos da natureza estão separados da sociedade

Tradição dogmática (relatos passados de gerações para gerações e ditos como verdades inquestionáveis) Pluralidade de explicações possíveis (admite várias explicações e todas podem ser questionadas)

R: Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de

explicar a realidade.

A explicação mítica é contrária à explicação filosófica. A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.

Filosofia é uma ciência que explica o que é a realidade e o que somos nela.

O mito é uma crença em algo superior.

Mito= Conjunto fechado de conhecimentos, capaz de explicar a realidade do meio. Tenta explicar a realidade pela própria realidade. Trabalha com o conceito, através dos sentidos.

Filosofia= Conhecimento objetivo, caracterizado pela razão, preocupa-se com a essência das coisas.

A essência, algo imutável, é o princípio para os pré socráticos:

RESUMO DE FILOSOFIA

QUAL A ORIGEM DA FILOSOFIA?

R: A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.

Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.

Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.

Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO

O pensamento pré-socrático distinguiu-se de seus predecessores por uma série de características, sendo a primeira delas a formulação do que poderíamos denominar de maneira científica ou racional de investigar o mundo e elaborar explicações. O mundo é visto agora como algo ordenado e inteligível, cuja história obedece a um desenvolvimento explicável e suas partes são organizadas num sistema compreensível.

As explicações elaboradas pelos Pré-Socráticos, segundo ele, são marcadas por três características distintivas:

1) São internas, ou seja, explicam o universo a partir de dentro, a partir das próprias características e eventos do universo, sem recorrer a intervenções arbitrárias originadas de fora do universo.Um tipo de evento do universo explica outro tipo de evento, e não é preciso apelar para características ou acontecimentos externos para explicar tudo o que ocorre no mundo. É o que leva os Pré-Socráticos a distanciarem-se do pensamento mítico.

2) São sistemáticas, pois essas explicações procuram dar conta da totalidade dos eventos naturais empregando os mesmos termos eos mesmos métodos. Há agora princípios gerais e comuns que permitem explicar os mais diversos fenômenos físicos.

3) São econômicas, já que empregam poucos termos, exigem poucas operações e assumem poucas “incógnitas”.

QUATRO CONCEITOS CENTRAIS DO PENSAMENTO PRÉ-SOCRÁTICO

Vimos que uma das marcas distintivas dos Pré-Socráticos em contraste com seus predecessores foi a criação de uma rede de conceito e termos novos. Quatro desses conceitos serão fundamentais para a Filosofia Grega e, sem exagero, para toda a história da filosofia.

1) KOSMOS é a palavra que designa o universo, o mundo, de onde provém a palavra portuguesa “cosmo”. Sua origem remonta a Heráclito, um filósofo pré-socrático do século V a.C, e talvez tenha sido empregada até mesmo antes dele, pelos primeiros filósofos milésios. Ela designa a totalidade do mundo. A palavra grega kosmos deriva do verbo grego kosmao, que significa “por em ordem”, “ordenar”, “organizar”, “arranjar” e mesmo “comandar” e é utilizada na linguagem homérica para indicar o ato de arranjar as tropas para a batalha, e de comandá-las. O kosmos é, portanto, não apenas uma totalidade , mas uma totalidade ordenada, que possui uma estrutura sistemática, não desarranjada, mas dotada de uma ordem.

2) O termo PHYSIS designa a “natureza”, também sendo encontrado em vários fragmentos de Heráclito. A palavra vem do verbo phyo, que significa “produzir”, “crescer”, “desenvolver”. A cunhagem do conceito de physis conduz a uma das mais importantes distinções conceituais da filosofia grega, cuja validade só veio a ser posta em questão no século XIX; a oposição entre o natural e o artificial, ou entre o que pertence ao mundo da natureza e aquilo que é criação humana, entre as coisas que “se desenvolvem” e aquelas que foram fabricadas.

3) Conceito de ARCHÉ, está diretamente ligado ao conceito de physis. Geralmente traduzida por “princípio”. Ela deriva do verbo archo, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com