TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA E DINÂMICA COMPETITIVA

Pesquisas Acadêmicas: ESTRATÉGIA E DINÂMICA COMPETITIVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  5.504 Palavras (23 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 23

Sumário

1.Capa-------------------------------------------------------------------------------------------------------1

2.Introdução------------------------------------------------------------------------------------------------3

3.Desenvolvimento

4.Gestão Estratégica de Marketing e o Posicionamento

5.Competitivo posicionamento e a vantagem Competitiva

6. Abordagem para a avaliação do caso

7. Estudo de caso

8. Estratégias de mercado

9. Estrutura de referência competitiva

10. Conclusão

11. Referências Bibliográficas

INTRODUÇÃO

Nosso objetivo tem como prioridade informar e formular uma Unidade Estratégica de competitividade (UEN), mais eficaz e inerente para o desempenho individual da empresa Cacau Show, sendo que entender sua complexidade tem devida particularidade.

Sabemos que as incertezas do cenário é que nos oferece a real escolha dos caminhos adequados, isto sem falar na pressão competitiva entre os setores, que acaba forçando as empresas a adotarem, cada vez mais, uma atitude de liderança competitiva.

Nesta competição de mercado, se eleva nossas perspectivas em relação às estratégicas, precisamos diferenciar e buscar satisfação e competitividade para a empresa. O Marketing é um sucesso estratégico que foi implementado, com metas e escolha adequada na objetividade de alcançar um bom desempenho da organização.

É primordial para as organizações conceituar e entender que o alinhamento estratégico é tamanho para a organização.

Todo aprendizado trás benefícios próprios e sua análise é vista como auxílio nas suas futuras decisões. Com isso, fizemos pesquisas de mercado, abordando sempre o lado Estratégico e de Marketing empresarial, na intenção de aplicar como seria possível alocar em nossa empresa um novo produto e nova demanda para mercado.

No caso iremos trabalhar com o “Cacau Show” empresa que trabalha no ramo de chocolates finos, e como sabemos é uma das empresas de maior franquia de alimentos do Brasil. Atualmente, a Cacau Show possui 1.100 lojas com a sua marca, em mais de 330 cidades do Brasil e em 24 Estados. Além disso, a empresa possui uma receita de cerca de R$ 400 milhões em 2010, ou R$ 1 bilhão, se contabilizado o movimento das lojas.

O referencial de estratégica, alinhado ao posicionamento na busca pela vantagem competitiva. Os conceitos elencados serão estruturados sob a abordagem do marketing. Esta abordagem é aplicada no estudo de caso, em um contexto atual da fabricação de chocolates finos no Brasil.

Incluiremos como uma Unidade Estratégica de Competitividade de produtos feito a base de polpa de frutas amazônicas, com isso teremos os bombons finos amazônicos.

Foram verificadas as estratégias de marketing e o posicionamento competitivo orientado para a construção de uma vantagem perante seus concorrentes. Todas as discussões contidas neste estudo foram realizadas pelos autores baseadas em informações obtidas de fontes secundárias. Porém, apesar de as informações citadas no estudo de caso terem sido obtidas de fontes indiretas, toda informação deste trabalho está na verificação da aplicabilidade e coerência da abordagem proposta, ao mesmo tempo em que identifica algumas limitações no estudo da organização.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING E O POSICIONAMENTO

COMPETITIVO

O conceito de estratégia possui cada vez mais relevância no meio empresarial e no meio acadêmico-científico e vem evoluindo desde a sua concepção. Já é possível afirmar que os gestores estão aprendendo a atuar segundo um novo conjunto de regras (PORTER, 2009).

Definir objetivos estratégicos é tornar material a visão e a missão de uma empresa. Esta direção auxilia no processo de entendimento da estratégia por todos os indivíduos que fazem parte da organização, proporcionando assim, o alcance daquilo que a empresa almeja no curto e no longo espaço de tempo. Assim, pode-se definir estratégia de marketing como um grande plano de ação, que deve ser utilizado pela organização para o alcance de seus objetivos, relacionados ao sucesso do negócio. Ou seja, é preciso compreender o ambiente mercadológico em que a empresa está inserida e, a partir disso, adaptar estratégias eficientes. Isso envolve o composto de marketing, também denominado de mix de marketing, que trata do conjunto de ferramentas que uma organização deve utilizar para alcançar seus objetivos de marketing. O composto é dividido em quatro grupos frequentemente chamadas dos 4Ps, são eles: produto, preço, promoção e praça, ou ponto-de-venda.

Para que empresas persigam seus objetivos e sejam capazes de operar em qualquer mercado, organizando itens de diferenciação e construindo vantagens competitivas sustentáveis. Para Mintzberg (2006, p. 39) estratégia “é criar ajustes entre as atividades de uma empresa”. Se não houver este ajuste, não há estratégia diferenciada e logo, não há posicionamento competitivo perante os rivais. Nesta situação ou em qualquer outra, para se atingir os objetivos, existem vários caminhos, várias alternativas de ações (estratégias). E para se identificar este caminho é preciso, antes de tudo, analisar o contexto competitivo em que a empresa se encontra, ou seja, verificar a sua posição no setor onde as forças competitivas sejam mais fracas. Diante deste cenário, a estratégia é essencial para o desempenho da empresa e sua formulação decide qual o melhor caminho a ser seguido, baseado em suas competências (oportunidades, forças, fraquezas,etc.). As estratégias formuladas pelas empresas garantem a correta escolha dos meios para que os seus objetivos sejam alcançados.

Para Porter (2005), existe uma dinâmica competitiva entre as empresas, que funciona de acordo com cinco forças estruturais: avaliação das forças e fraquezas do negócio e a identificação de oportunidades e ameaças derivadas do cenário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com