TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO

Casos: ESTRUTURA DE MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

ESTRUTURA DE MERCADO E CONCORRÊNCIA

1) Definição de Mercado:

“É o conjunto de pontos de contatos voluntários entre vendedores e potenciais compradores de um bem ou serviço que mediante condições contratuais de compra e venda, concretizam o negócio”.

• O contexto comporta qualquer tipo de intercâmbio: trocas diretas (negociações diretas entre os vendedores em qualquer lugar) e trocas indiretas (negociações através de bolsas de mercadorias, bolsas de cereais ou em instituições congêneres). Assim, a definição de mercado é caracterizada pela idéia de espaço econômico, ou seja, não está circunscrita a uma região determinada.

• Negociações são voluntárias e o sistema de preços funciona como denominador comum nas trocas.

• Desnecessidade da presença explícita das partes envolvidas no processo. Essa possibilidade é possível pelo desenvolvimento de redes internacionais de telecomunicação em tempo real e padronização de produtos (commodities). Assim, os mercados se desenvolvem em termos locais, regionais, nacionais e internacionais.

- Diferentes estágios no processo de transação: atacado e varejo.

2) Determinantes das Estruturas de Mercados:

São dois os elementos que determinam as estruturas mercadológicas nas quais acontece a atuação das firmas: a quantidade de agentes e a natureza do produto final ou serviço ou do fator de produção.

a) A quantidade de agentes – mas, principalmente, pela forma de atuação e não pela quantidade dos agentes. O comportamento dos agentes diz respeito à existência ou não de reações entre eles quando as decisões particulares entrarem em cena. Podem surgir duas possibilidades:

- Mercados Atomizados, presença de grande quantidade de agentes em que as decisões individuais dos agentes não influenciam a decisões dos demais agentes concorrentes. Os indivíduos atuam como tomadores de preços e, isoladamente, jamais pressionarão o preço que vier a ser ditado pelo mercado. Essa situação ocorre nos mercados concorrenciais.

- Mercado Não Atomizado, onde existem poucos agentes (mercados não concorrenciais) e a decisão de qualquer um deles terá influência sobre as decisões dos demais. Neste mercado aos agentes conseguem, em certas circunstâncias, ditar preços.

b) A natureza do produto final ou serviço ou do fator de produção – neste caso os mercados também podem ser classificados em duas categorias:

- Mercados Puros, quando os produtos são homogêneos, portanto, substitutos perfeitos. Exemplos: água mineral sem gás, flores, cimento e commodities.

- Mercados Imperfeitos, quando os produtos não são homogêneos quanto à origem, condições de comercialização e qualidade, e não são bons substitutos (perfeitos ou homogêneos).

A diferenciação do produto final, serviços ou fator de produção ocorre quando existir manifesta preferência do agente por um deles em detrimento dos demais, embora todos possam, em princípio, atender a mesma finalidade. E, pode ser identificada pelos atributos técnicos, físicos e/ou intrínsecos; imagem transmitida e características dos agentes:

- Atributos técnicos, físicos e/ou intrínsecos: resultam, entre outras especificidades, da forma (configuração), estilos, durabilidade, cor, qualidade, tipo de embalagem, condições de uso, denominações não similares, disponibilidade e tecnologia incorporada;

- Imagem transmitida: masculinidade, feminilidade, marca (etiqueta), prestígio, posição social (status) exemplifica essa situação;

- Características dos agentes: compreendem, entre diversas possibilidades, localização geográfica, políticas de transação (preço e crédito), condições de higiene/limpeza do local da negociação, comportamento e/ou modo de atuação de prepostos (até de empregados) como boas maneiras no relacionamento, prestação de assistência técnica pós-vendas e disponibilidade para a realização/execução de serviços.

3) Estruturas Clássicas Básicas de Mercado:

- Concorrência: Perfeita

- Monopólio Imperfeita

- Concorrência monopolística

- Oligopólio

- Monopsônio: existe um único comprador e muitos vendedores

- Oligopsônio: existe poucos compradores que possuem elevada parcela do mercado e muitos vendedores.

a) Concorrência perfeita:

Como todas as formulações microeconômicas, a estrutura de mercado caracterizada por concorrência perfeita é uma formulação irreal (ou seja, uma concepção ideal), porque os mercados altamente concorrenciais não existem, na realidade são apenas aproximações desse modelo. Não obstante, é útil como aproximação para descrever o funcionamento econômico de muitas realidades complexas.

 Hipóteses do modelo de concorrência perfeita

Dizemos que um mercado apresenta uma estrutura em concorrência perfeita quando:

1) Existe um grande número de produtores (também chamados de vendedores).

2) Cada um dos produtores é pequeno em relação à dimensão do mercado.

3) Os produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si.

4) Existe um grande número de compradores, sendo que cada um deles é pequeno em relação à dimensão do mercado.

5) Existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores.

6) Não existe habilidade das firmas para influenciar a procura de mercado através de mecanismos extra-preços, como propaganda, melhoria de qualidade, mecanismos de comercialização, etc.

7) A entrada e a saída de firmas no mercado são livres.

Exemplos de mercados com estruturas próximas da concorrência perfeita são os produtores de hortaliças e os vendedores de picolé numa área de lazer.

A hipótese de que a firma, individualmente, seja incapaz de alterar o preço do produto tem uma consequência importante, porque implica a curva de demanda do produto ser perfeitamente elástica, ou seja, horizontal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com