TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE RESENHA

Pesquisas Acadêmicas: ESTRUTURA DE RESENHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  334 Visualizações

RESENHA

Consiste na síntese comentada do texto.

Estrutura:

♦ Introdução: Apresenta-se, no primeiro parágrafo, uma síntese do texto contendo: Tema, problemática, tese e estrutura do texto. ♦Desenvolvimento: Comentário acerca das idéias contidas no texto, conforme a lógica apresentada na introdução (estrutura do texto). ♦ Conclusão: Parágrafo em que se dispõem as principais lacunas econtribuições do texto.

Aspectos Gerais: (I)

Coesão: corresponde à ligação textual por meio de elementos

lingüísticos específicos. É alcançada pela escolha de palavras cuja função é justamente ade estabelecer referências e relações, articulando entre si as várias partes do texto.

Coerência: corresponde à ligação textual obtida por meio da

reunião de idéias (informações explícitas eimplícitas) compatíveis entre si. É responsável pela percepção de uma unidade de sentido.

-1-

Aspectos Gerais: (II)

Citações: Pode ser direta ou indireta e são utilizadas com duasfinalidades: Reafirmação (paráfrase) e Polemização (paródia).

Intertextualidade: Alusões e referências a outros textos por

meio de citações.

“Diálogo com o autor”: na resenha, o autor daobra analisada

aparece permanentemente citado (citações indiretas – a citação direta deve ser pouco utilizada). Deve-se, também, evidenciar os autores citados pelo autor da obra analisada, a fim detornar claro ao leitor da resenha de quem são as idéias apresentadas;

Apreciação Crítica: (O autor cumpre o objetivo proposto? Há

defeitos de argumentação? Quais são as lacunas do texto? Qual éa contribuição do autor? Etc.). A apreciação crítica define a resenha como crítica. Pode ser utilizada ao longo ou ao final da resenha.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com