TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto: “Estruturas, uma abordagem arquitetônica”.

Por:   •  6/3/2017  •  Resenha  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do texto: “Estruturas, uma abordagem arquitetônica”.

        A estrutura de uma construção é formada pelo conjunto das partes resistentes, posicionadas de maneira planejada. Uma estrutura deve suportar todas as cargas, com as intensidades e combinações mais favoráveis e desfavoráveis, garantindo a segurança contra rupturas, deformações excessivas, fissurações, etc. A preocupação com a estrutura não se limita apenas na segurança e na criação de espaços para que os indivíduos exerçam suas atividades, mas também como ela será inserida no meio ambiente e o impacto que poderá causar.

        A Partir do fim do século XIX, teve-se início a um novo olhar sobre a arquitetura. A ornamentação deixou de ser o grande foco. A forma mais limpa e as estruturas como parte da arquitetura passaram a ter grande importância. A estrutura passa a ter papel fundamental na forma da obra, a exploração do concreto e as formas retas tomam conta da arquitetura.

A primeira idéia para estrutura pode estar dentro de: “tudo aquilo que sustenta”. Porém, nas edificações, a estrutura é um conjunto de elementos dispostos em variadas formas, que criam sistemas estruturais responsáveis por sua sustentação, como as vigas, pilares, lajes.

        Para os elementos estruturais básicos, as fórmulas levam a bons resultados, devendo ser diretamente programadas. Já para estruturas com geometria complexa (cúpulas, abóbadas, arcos, etc.) é necessário um estudo preliminar em um programa de análise estrutural mais elaborado. Após este estudo é possível criar fórmulas simplificadas de pré-dimensionamento.

         Os sistemas dificilmente atuam sozinhos numa estrutura,estão sempre associados com outros. Dessa forma, é possível obter novos sistemas estruturais, como: grelhas (associação de vigas), pórticos (associação de vigas com pilares), além de estruturas de superfícies, como é o caso das: cascas, placas e chapas.

Assim, é de extrema importância que o arquiteto ou engenheiro envolvido no projeto estrutural tenha a habilidade de visualizar e compreender o comportamento das estruturas em diferentes circunstâncias, e como a forma da estrutura vai influenciar no seu comportamento.

        

                                                                                 

Laje Nervurada

Uma laje nervurada é constituída por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pelos trechos. Segundo a NBR 6118:2003, lajes nervuradas são "lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte." As evoluções arquitetônicas, que forçaram o aumento dos vãos, e o alto custo das formas tornaram as lajes maciças desfavoráveis economicamente, na maioria dos casos.

Resultantes da eliminação do concreto abaixo da linha neutra, elas propiciam uma redução no peso próprio e um melhor aproveitamento do aço e do concreto. A resistência à tração é concentrada nas nervuras, e os materiais de enchimento têm como função única substituir o concreto, sem colaborar na resistência. A grande vantagem deste tipo de laje é que conseguimos alcançar vãos maiores, utilizar menos vigas e pilares em relação às lajes maciças.

Essas reduções propiciam uma economia de materiais, de mão-de-obra e de fôrmas, aumentando assim a viabilidade do sistema construtivo. Além disso, o emprego de lajes nervuradas simplifica a execução e permite a industrialização, com redução de perdas e aumento da produtividade, racionalizando a construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (430.8 Kb)   docx (336 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com