TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA PARA ORGANIZAR O DESENVOLVIMENTO

Casos: ESTRUTURA PARA ORGANIZAR O DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Metodologia - Tipo da Pesquisa

Classificações da pesquisa do ponto de vista dos procedimentos técnicos (TRALDI; DIAS, 2009).

Tipos de Pesquisas: Procedimentos técnicos

Pesquisa Bibliográfica

Quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, revistas, jornais, etc. e não por intermédio de relatos de pessoas ou experimentos.

Pesquisa descritiva

Quando tem como objetivo descrever as características de determinado fenômeno ou população, correlacionar fatos, etc. Observação, registro e análise do objeto que está sendo estudado, podendo ser classificadas em: estudo exploratório, descritivo, pesquisa de opinião, pesquisa de motivação, estudo de caso e pesquisa documental.

Pesquisa experimental

Quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Seu objetivo é estudar as causas que determinam o fenômeno e o modo como são produzidas.

"De acordo com o tipo de pesquisa e a metodologia empregada para encaminhar o trabalho de investigação, o autor descreverá suas técnicas de maneira mais detalhada ou mais rápida. E para tanto terá a opção de abrir ou não este capítulo em sua monografia." (TRALDI; DIAS, 2009).

PESQUISA CIENTÍFICA

Toda pesquisa deve passar por uma fase preparatória de planejamento devendo-se estabelecer certas diretrizes de ação e fixar-se uma estratégia global. A realização deste trabalho prévio é imprescindível.

A ciência se apresenta como um processo de investigação que procura atingir conhecimentos sistematizados e seguros. Para alcançar este objetivo é necessário que se planeje o processo de investigação, isto é, traçar o curso de ação a ser seguido no processo da investigação científica.

Não é, porém, necessários que se sigam normas rígidas. A flexibilidade deve ser a característica principal neste planejamento de pesquisa, para que as estratégias previstas não bloqueiem a criatividade e a imaginação crítica do investigador.

Afirma-se que não existe método científico estabelecido previamente. Existem critérios gerais orientadores que facilitam o processo de investigação.

Métodos Científicos de Pesquisa

Conhecimento Científico e Senso Comum

Como fazer projetos de Pesquisa

Como fazer TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

TIPOS DE PESQUISA

Lupa de pesquisa

O planejamento de uma pesquisa depende tanto do problema a ser investigado, de sua natureza e situação espaço-temporal em que se encontra, quanto da natureza e nível de conhecimento do investigador. Assim pode haver um número sem fim de tipos de pesquisa.

Serão desconsideradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com