TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAR - ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Trabalho Escolar: ORGANIZAR - ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

1.1 ORIGEM

Raramente as organizações são propostas como um fim em si mesmas. São instrumentos criados para sim atingirem outros fins.Isso é refletido pelas origens da palavra organização que deriva do grupo “organon” que significa uma ferramenta ou instrumentos. Não é de admirar, portanto que a idéias sobre tarefas,metas propósitos e objetivos se tenha tornado conceito organizacionais tão fundamentais.com efeito,ferramentas e instrumentos são dispositivos mecânicos inventado a aperfeiçoado para facilitar na consecução de atividades orientadas para um fim particular.

Essa instrumentabilidade é evidente nas praticas das primeiras organizações formais das quais se tem noticias tais como aquelas que construíram grandes pirâmides, impérios, igrejas e armadas.

Através dos séculos, as normas administrativas e os princípios de organizações publicas foram se transferindo das instituições dos estados para as instituições da igreja católica e organizações militares. Isso porque a unidade de propósitos e objetivos principais teve princípios fundamentais na organização eclesiástica e militar.

Frederick Wislow Taylor é sem dúvida a figura que mais se destacou na história da administração. Precursor da administração científica, Taylor é rigorosamente, aquele que mais contribui para a formação da tecnologia de organização Sistemas e Métodos, principalmente na instrumentação para fins de racionalização do trabalho ou se o leitor preferir, simplificação do trabalho.

Henri Fayol (1958) engenheiro francês contribuiu diferentemente de Taylor, mas assim mesmo, os estudiosos da Teoria das Organizações colocam-no dentro do mesmo agrupamento Histórico. Administrar, para Fayol, é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Embora ele tenha desenvolvido a previsão, a coordenação e o controle, é muito mais acentuada sua preocupação com a organização e o comando. Daí o reconhecimento de que Organização, Sistemas e métodos receberam grande influência “fayolista”. Os 14 princípios de administração que elaborou constituem uma convincente demonstração de sua preocupação com a organização. Divisão do trabalho, autoridade, disciplina, unidade de comando, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa e união do pessoal.

É de notar algumas divergências com Taylor. A supervisão funcional de Taylor é contrariada por Fayol, que prefere a unidade de comando. Ademais, as experiências de um e de outro foram vivenciadas em patamar hierárquicos bem diferentes.

1.2 CONCEITOS

A organização constitui o resultado global de uma serie de intransigências em um numero infinito de possibilidades em torno de uma situação especifica ou única.

Toda organização tem as seguintes características

• Não é estática, mas uma força viva, móvel e fluida.

• Representa pessoas que reagem e respondem a estímulos que não podem ser definidos com precisão.

Assim, todos os problemas de uma organização, onde quer que ocorram,constituem fundamentalmente problemas de relações humanas. Embora cada ser humano seja diferente, verifica-se nas relações humanas em situações diferentes, um fator comum, capaz de propiciar a formulação de princípios de administração. Esses princípios devem ser basicamente Humanistas.

Para esclarecer a função administrativa Fayol define o ato de administrar como: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. As funções administrativas envolvem os cincos elementos da Administração, isto é, as funções do administrador, a saber:

1. Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação

2. Organizar: Construir o duplo organismo material e social da empresa

3. Comandar: Dirigir e orientar o pessoal.

4. Coordenar : Ligar, unir,harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivo.

5. Controlar: Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas:

Esses são os elementos da administração que constitui o chamando processo administrativo.

1.3 IMPORTÂNCIA

A importância da estrutura para a implementação de um plano reside no fato de ser através dela que são formalizadas as relações entre as pessoas que constituem a organização, por meio de ligações de dependência e de cooperação. Para melhor compreender estas relações é conveniente abordar alguns conceitos fundamentais, nomeadamente os conceitos de autoridade, responsabilidade e delegação.

Para uma melhor compreensão da estrutura da organização é normalmente elaborada a sua representação gráfica - o organograma, a qual permite visualizar rápida e facilmente os diversos órgãos componentes da estrutura, a via hierárquica, as comunicações formais e a interdependência entre as partes. Implícita neste conceito de organograma está a divisão do trabalho e departamentalização, a hierarquia e a coordenação.

1.4 – Processos / Características/ Métodos

Estrutura Formal

É uma estrutura que é planejada, é "oficial", o fluxo de autoridade é descendente, ela é mais estável, é sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização.

Estrutura Informal

São identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos pessoais e sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com