TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA SOCIAL

Trabalho Universitário: ESTRUTURA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 8

ESTRUTURA SOCIAL

Introdução

Ao longo dos tempos, a partir da interação dos seres humanos entre si, foram desenvolvidos alguns tipos padrões, os mesmos se tornaram de suma importância quando há interação entre os indivíduos. Ao invés de ficarmos tentando adivinhar como o outro deseja ou o que o outro quer aprendemos a observar o que o outro espera e agimos de forma a ir de encontro com suas vontade sem darmos muita importância a respeito das nossas ações.

De modo geral na maioria das vezes o ser humano aprende padrões já estabelecidos anteriormente e age em conformidade a ele ficando por vezes fora do seu controle.

1. 1. Todos Nós Ocupamos Posições na Estrutura Social

Cada um dos padrões criado pela sociedade (grupo de seres que interagem mutualmente), é denominado “ estrutura social”. Na estrutura social cada individuo desempenha papel concernente a sua posição na interação social. Cada ser em si possui uma posição na interação social e agem de acordo com o lugar. Tal fato ocorre em todas as organizações e em todos os níveis. Quando encontramos com uma pessoa já sabemos o que podemos esperar em relação a ela devido a posição na estrutura social que ela ocupa, o mesmo acontece com ela em relação a você e a sua posição estrutural, por exemplo: ao encontrarmos com um prefeito, sabemos o que esperamos dele figura publica ao mesmo tempo ele sabe o que espera de nos eleitores em potencial. Neste contexto, nossa expectativa em relação a pessoa, muito provavelmente será diferente da expectativa dela em relação a nos, visto o papel que cada um desempenha na organização social.

Nossas posições na “estrutura social” podem ser designadas por grupos, organizações formais, comunidades e sociedade que de modo geral irão determinar o modo de agir dos outros seres em relação a nos. Desta forma desempenharemos o papel que é esperado de nos por elas e esperamos que elas desempenhem o seu papel corretamente. Parte da nossa socialização e do nosso aprendizado, em qualquer organização social, esta em aprendermos qual o nosso lugar ou posição e as posições determinadas aos outros componentes da organização. De modo geral ao nos relacionarmos desejamos sempre aprender as outras posições da organização para que desta forma possamos saber como contornar as regras e qual o limite para realizarmos o que queremos.

Cada estrutura é de certa forma e modo, única visto que cada uma se desenvolve através de um modo de interação especifico, portanto estrutura social pode ser definida como: conjunto inter-relacionado de posições dentro da organização social, as posições formam uma rede – todas são interligadas uma com as outras – portanto não podem ser descritas isoladamente como entidade única.

Uma posição é como escaninho: é um termo impessoal ou informal, ele da destaque para a situação de que os indivíduos estão sempre tomando por base as posições ao interagir com os outros indivíduos ou entrarem para uma nova organização já estabelecida. Ao interagirmos sempre focamos as nossas percepções, ações e expectativas em relação a posição que os outros indivíduos teem em relação a nos. O termo técnico para esta posição é “posição de status”. Para alguns sociólogos melhor seria usar o termo status ou papel - ou posição de status – é um termo mais significativo para os propósitos deste estudo.

1.2. Os Papeis Estão Vinculados às Posições

Os indivíduos costumam concentrar suas admirações e expectativas sobre o comportamento não que o individuo tem mas sim o comportamento que sua posição lhe permite ter na interação. Para os sociólogos estas admirações usam denominadas como normas que os indivíduos tem uns em relações aos outros. A norma pode ser informal ou formal. Para ser informal a norma basta que ela tenha sido acordada entre os indivíduos de um mesmo grupo, já a normal formal, necessariamente precisa ser registrada por escrito em um conjunto de regras, o mesmo pode ser através de constituição, carta regia ou mesmo contrato. As normas podem ser declaradas ou deduzidas através do comportamento das pessoas, entretanto a mesma pode ser infringida e ter como consequência apenas o desacordo dos demais indivíduos, ou pode acarreta punições severas, tais como: multas, prisões e até mesmo a morte.

Praticamente não percebemos as normas, na maior parte do tempo, pois estão por vezes implícitas nas situações diárias e são aceitas porem não é algo o qual refletimos conscientemente, elas somente entram em evidencia quando são infringidas, entretanto existem normas que estão totalmente exposta e explicitas, não é preciso ser lembrada estamos atentos a elas a todo momento.

As esperas juntam-se nos atuantes do fatos, conforme as posições que se encontram dentro da estrutura social, cada posição apresenta um conjunto de esperanças a ela vinculadas, a este conjunto de esperança denomina-se papel . Quando alguém atua em um papel age de acordo com as expectativas de outros. É como se todos nos fossemos atores em num palco, cada um com seu personagem (posição de status) e um script (papel) que nos diz como devemos e como os outros esperam que atuemos nesta posição.

1.3. Conflitos de Papéis Ocorrem Quando as Pessoas Deparam com Conjunto de Expectativas Conflitantes

Os papéis têm como finalidade facilitar a interação, ajudando-nos saber o que fazer, que com frequência não saber o que fazer. Deparamos com conflito de papéis, que se divide em diversos tipos, sendo eles:

1.3.1. Expectativas contraditórias em relação à outra pessoa (conflito intra-emissor): é quando a pessoa espera que façamos algo contraditório em nosso papel, como exemplo, os pais que esperam que seus filhos sejam independentes, mas os tratam como crianças, os protege. Este conflito é chamado por Katz e Kahn, de conflito intra-emissor. O conflito de papel pode ou não se tornar grave. Se for grave, é preciso algo mudar, como o comportamento da pessoa.

1.3.2 Algumas pessoas têm um conjunto de expectativas de alguém e outras têm um conjunto contraditório (conflito interemissor).

Um indivíduo pode estar sujeito a expectativas contraditórias de diferentes pessoas, como exemplo, quando um pai espera que seu filho reaja em uma briga, mas sua mãe jamais quer ele envolvido em uma briga.

1.3.3 Uma pessoa desempenha papéis conflitantes entre si (conflito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com