TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS DE MERCADO

Casos: ESTRUTURAS DE MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  4.693 Palavras (19 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 19

TRABALHO 1

CAPÍTULO 7 - ESTRUTURAS DE MERCADO

Introdução

Há varias formas ou estruturas de mercado que dependem fundamentalmente de três características, quais sejam: a) numero de empresas que compõem esse mercado; b) tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados); c) se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado. A maior parte dos modelos existentes pressupõe que as empresas maximizam o lucro total, o que corresponde ao nível de produção no qual a recita marginal iguala o custo marginal. Esta é a hipótese da Teoria Tradicional ou Marginalista.

Concorrência pura ou perfeita

É um tipo de mercado em que há um grande numero de vendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio. É um mercado “atomizado”, pois é composto de um numero expressivo de empresas, mas como se fosse átomos.

Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários (onde as receitas superam os custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade, ou o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra atividade, que pode ser associado a uma espécie de rentabilidade média de mercado). Nessas condições, os preços do mercado formam-se perfeitamente segundo a correlação entre oferta e procura, sem interferência predominante de compradores ou vendedores isolados. Os capitais podem então, circular livremente entre os vários ramos e sectores, transferindo-se dos menos rentáveis para os mais rentáveis em cada conjuntura económica. Esse tipo de mercado apresenta as seguintes características: 1) Grande número de produtores e demandantes do produto 2) Produtos homogéneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes. 3) Não existem barreiras à entrada no mercado. 4) Transparência do mercado: as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado. 5) A não intervenção do Estado: o Estado não intervém no mercado, deixando o mercado regular-se através da "mão invisível da concorrência". Os preços estabelecem-se pelo livre "jogo" da Oferta e Procura.

Assim, o equilíbrio seria sempre alcançado tanto a curto, como a médio e longo prazo. Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários (onde as receitas superam os custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade, ou o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra atividade, que pode ser associado a uma espécie de rentabilidade média de mercado). Em concorrência perfeita, como o mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários, isso atrairá novas firmas para o mercado, pois que também não há barreiras ao acesso. Com o aumento da oferta de mercado (devido ao aumento no número de empresas), os preços de mercado tenderão a cair, e consequentemente os lucros extras, até chegar-se a uma situação onde só existirão lucros normais, cessando o ingresso de novas empresas nesse mercado .

Monopólio

O mercado monopolista se caracteriza por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita. Nele existe, de um lado, um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta e, de outro, todos os consumidores. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto. Para a existência de monopólios, deve haver barreiras que praticamente impeçam a entrada de novas firmas no mercado. Essas barreiras podem advir das seguintes condições: a) Monopólio puro ou natural; b) Elevado numero de capital; c) Patentes; d) Controle de matérias-primas básicas.

Portanto, monopólio é uma situação em que há uma concorrência imperfeita, onde uma empresa possui vantagens suficientes que a permite controlarem os preços de certos produtos ou serviços, quando em um mercado não existe concorrência ou há apenas um fornecedor, o monopolista estabelece o preço que lhe dá maior lucro tendo em vista a relação entre custo e produção. As características particulares de cada mercado e a falta de regulamentação governamental, e criam uma particularidade econômica, em que a curva de demanda do bem fica negativamente inclinada, na medida em que a demanda da firma e a demanda do mercado são as mesmas.

Oligopólio

É um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que domina a oferta de mercado. Pode caracterizar-se como um mercado em que há um pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então onde há um grande numero de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a indústria de bebidas. O setor produtivo brasileiro é altamente oligopolizado, sendo possível encontrar inúmeros exemplos: montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria de papel, indústria de bebidas, indústria química, indústria farmacêutica etc. No oligopólio, tanto as quantidades ofertadas quanto os preços são fixados entre as empresas por meio de conluios ou cartéis. No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogéneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de fatores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço. Existem duas categorias de oligopólio:

A)Oligopólio Puro: Quando o produto final/serviço envolvido na transação for de natureza homogênea, isto é, não apresentar substituto. No oligopólio puro, os vendedores concorrentes e rivais costumam efetivar acordos legais à margem da legislação. Assim, poderão surgir: a) Acordos Organizados: São referendados em conluios, como os cartéis. Ex.: OPEP. b) Acordos Não Organizados: Dão origem a modelos de liderança de preços que podem envolver a supremacia de uma firma sobre as demais, fundamentada em custos ou, então, no domínio de parcela significativa do mercado.

B)Oligopólio Diferenciado: O produto final/serviço conta efetivamente com substituto(s), pois ele não é homogêneo. Oligopólio: É uma forma de mercado com poucos compradores, chamados de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com