TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS DE MERCADO

Seminário: ESTRUTURAS DE MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Seminário  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

ESTRUTURAS DE MERCADOS

MERCADO: Intercâmbio entre compradores e vendedores (realização de compras e vendas de bens e serviços).

TIPOS DE ESTRUTURAS DE MERCADOS DE PRODUTOS:

1. Concorrência perfeita

2. Oligopólio

3. Monopólio:

4. Concorrência monopolística:

Concorrência nos dá a idéia de rivalidade entre dois ou mais indivíduos para conseguir um objetivo. Em economia, essa concepção foi complementada por outra que considera a concorrência como um mecanismo da organização dos mercados, ou seja, uma forma de determinar preço e quantidade de equilíbrio.

CONCORRÊNCIA PERFEITA:

Mercado onde existem muitos compradores e muitos vendedores, de maneira que nenhum comprador ou vendedor exerça influência sobre o preço.

Condições de um mercado em concorrência perfeita

É um tipo de mercado onde há um elevado número de vendedores e compradores. A decisão de um indivíduo é insignificante não afectando o mercado e, consequentemente o preço de equilíbrio pouca influência sobre o mercado global.

Características

1. Homogeneidade do produto. - Supõe que não existe diferença entre os produtos.

2. Transparência do mercado. - Todos os participantes têm pleno conhecimento das condições gerais em que opera o mercado.

3. Liberdade de entrada e saída de empresas. - Facilidade da empresa em entrada e saída da actividade

A oferta e a demanda de um produto num mercado em concorrência perfeita, bem como o preço é determinado pelo mercado, cada empresa aceitará o preço como um dado fixo sobre o qual não pode influir.

A partir do preço de equilíbrio, cada empresa individual produzirá a quantidade que indica a sua curva de oferta, que será condicionada pelos custos de produção.

Baseado no princípio de que no curto prazo todas as empresas têm a mesma tecnologia, todas obterão as mesmas margens de lucro.

MONOPÓLIO

Estrutura de mercado composta por apenas um vendedor e muitos compradores.

Quando a indústria se monopoliza, o preço de venda será maior que o preço de mercado em concorrência perfeita, e o nível de produção inferior. Os consumidores sairão perdendo, pois terão que pagar um preço superior para obter o produto, que será oferecido em quantidade inferior.

Muitas Legislações proíbem a existência de monopólio, permitindo apenas para aqueles segmentos de mercado onde, para o perfeito funcionamento deveria existir apenas uma empresa, são os chamados monopólios institucionais ou estatais considerados estratégicos ou de segurança nacional (energia, comunicação, petróleo), porém, observa-se atualmente, que há uma movimentação para que estes segmentos sejam privatizados.

OLIGOPÓLIO

Forma de mercado onde existem poucos vendedores, diante de um grande número de compradores, de forma que os vendedores exercem grande controle sobre os preços dos produtos.

Se não houver concorrentes estrangeiros, o controle de preços é extremamente difícil. A fatia de mercado de cada fabricante é muito rígida e raramente há mudanças substanciais. Só através de leis muito eficientes e sérias intenção do governo é possível controlar os preços dos oligopólios.

Uma das características básicas do oligopólio é a interdependência mútua. Dado que as empresas determinam seus preços com base nas estimativas de suas funções de demanda, levando em consideração a reacção de seus rivais, o normal será uma elevada dose de incerteza.

Possibilidades:

1) Adivinhar as ações dos rivais;

2) Competir somente na base da publicidade;

3) Formar um cartel, isto é, em vez de competir, cooperar e repartir o mercado.

Cartel: Acordo entre empresas visando a fixação de preços e eventualmente, fatias de mercado, anulando assim a evolução dos preços pela lei da oferta e procura.

Esses acordos, porém, tendem a ser instáveis, porque cada membro do cartel tem incentivos para abaixar os preços e vender mais do que sua quota. O atrito entre os interesses colectivos do cartel e os individuais de seus integrantes frequentemente acaba em "guerra de preços", nas quais cada empresa procura aumentar sua participação no mercado.

CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA

Estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio, pelas seguintes características:

1. Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrêncial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem, ou prestação de serviços complementares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com