TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS DISCIPLINARES I: Trabalho em Grupo

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 3

UNIP INTERATIVA[pic 1]

XXXX

ESTUDOS DISCIPLINARES I:   Trabalho em Grupo

PÓLO FLORIANÓPOLIS

23 de março de 2014

Trabalho em Grupo (TG)

Curso: Matemática

Bimestre: 1º

Turma: 2013

Professora: ALEXANDRE SARAMELLI

Atividade:

Decifrando a “bula” do desenvolvimento sustentável a pequenos

e médios empresários.

Discutir desenvolvimento sustentável é imprescindível para a economia do país. De uma forma oude outra, este assunto vem sendo praticado pelas grandes empresas e empresários de destaque, talvez não exatamente na velocidade em que gostaríamos, (sabemos que há empresários que ainda torcem o nariz para essa questão do desenvolvimento sustentável) mas inegavelmente existe uma ação nesse sentido em curso. Porém, as pequenas e médias empresas não estão refletindo sobre esse problema. Alguns pequenos empresários não conhecem o conceito de desenvolvimento sustentável e outros até conhecem, mas não enxergam como aplicá-lo em seu negócio. Para eles, o desenvolvimento sustentável é mais ou menos como uma bula indecifrável de um remédio.

Pede-se

1) O grupo deverá se reunir e, em conjunto, escolher entre as seguintes opções: um ramo de negócios específico, seja ele no setor primário (fazendas e agropecuária), secundário (indústrias) ou terciário (comércio e serviços). Ex.: padarias, farmácias, transportadoras, mecânicas, marcenaria, lojas de roupas, restaurantes, artesanato, prestadoras de serviços ligadas ao esporte, a atividades culturais, a serviços financeiros etc.

2) O grupo deverá preparar uma carta/panfleto de, no máximo, uma página, explicando de forma criativa, simples e descomplicada como pequeno e médio empresários podem atuar em prol do desenvolvimento sustentável em seu negócio. Deve-se usar, se for o caso, jargões e expressões idiomáticas próprias da região e/ou do setor escolhido, de forma que a carta fique bem atraente e compreensível, levando ao pequeno e médio empresário motivação.

3) Para isso, os alunos deverão pesquisar, na internet e em outros meios, o que ONGs e institutos públicos no Brasil e no exterior vêm produzindo a respeito e utilizar como fonte de inspiração.

Exemplo:

“Pacto Global” das Nações Unidas

http://www.pactoglobal.org.br/

[pic 2]

Imagem: Os dez princípios do Pacto Global

Fonte: Pacto Global PNUD – Nações Unidas.

A apresentação da carta/panfleto é obrigatória. Opcionalmente, os alunos poderão preparar e enviar como complemento, rascunhos de imagens de cartazes, banners, vídeos ou narrações em audiovisual e/ou obras de arte que ajudem na compreensão do assunto.

Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.[pic 3]

  • O empreendimento poderá coletar pilhas, baterias e óleo usado de cozinha, por meio de coletores colocados na padaria. Quem descarta o óleo usado, poderá receber material de limpeza em troca, doados pelas empresas de reciclagem que recebem os resíduos.
  • A  panificadora poderá substituir os fornos à lenha por fornos elétricos ou a gás. “É vantajoso, porque gera menos sujeira, fumaça”.
  • Vidros de lâmpadas fluorescentes, plásticos, garrafas PET, resíduos orgânicos, entre outros poderão se separados e doados para cooperativa de catadores da cidade. Subestação de energia de média tensão pode ser instalada na unidade, a mesma poderá gerar redução de 20% no custo energético. Poços artesianos para abastecer o estabelecimento ou ate mesmo a  captação de água de chuva.
  • Sacolas retornáveis podem ser entregues para clientes que acumulam um valor X em compras.
  • Informar de forma adequada os consumidores a respeito das características dos produtos que vendem ou dos serviços que prestam. Além disso, é importante que a empresa oriente seus consumidores a respeito do descarte das embalagens, produtos com validade vencida ou que não serão mais utilizados por qualquer outro motivo.

Vantagens das práticas sustentáveis

  • - Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e comunidade em geral.- Economia, com redução dos custos de produção. Isto é obtido, por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica.
  • - Melhoria nas condições ambientais do planeta. Afinal de contas, os empresários possuem filhos e netos que viverão num mundo futuro melhor ou pior, dependendo do que for feito na atualidade.

PADARIA BRASIL

AVENIDA BRASIL,330 – PAES LEME – IMBITUBA -SC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (328.4 Kb)   docx (696.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com